Relatório de Mecânica Clássica - Erros e Medidas
Por: Reginaldo Erisson • 29/4/2020 • Relatório de pesquisa • 712 Palavras (3 Páginas) • 663 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA)
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE MECÂNICA CLÁSSICA
PROFESSOR: FRANCISCO CÉSAR DE MEDEIROS FILHO
ALUNOS
Prática 01: ERROS E MEDIDAS
CARAÚBAS / RN
26/09/2019
1.0 – INTRODUÇÃO
A primeira aula da disciplina de Laboratório de Mecânica Clássica foi realizada no dia vinte três de setembro, no laboratório de mecânica clássica, no horário compreendido entre 18:50 e 20:30 horas. A aula foi ministrada pelo professor Dr. Francisco Cesar de Medeiros Filho, estávamos presentes na bancada de número cinco e os alunos presentes nesta eram Janiedson Gurgel de Souza, Pedro de Oliveira Carlos Junior, Artêmio Gomes de Oliveira e Reginaldo Erisson Menezes de Carvalho.
O assunto estudado na aula foi “Erros e Medidas”, que aborda conceitos da área de medições de grandezas e suas aplicações na resolução de problemas no cotidiano das pessoas, observando que as grandezas físicas são expressas em unidades fundamentais, afim de facilitar sua aplicação, e também considerando que, sempre há erros em todas as medidas realizadas em qualquer objeto.
Um dos princípios básicos da física é que não se consegue medir uma grandeza física com total precisão, ou seja, toda medição por mais bem-feita que seja, é sempre aproximada.
É importante salientar que a palavra erro não tem, aqui, o significado de distração, descuido ou engano, pois estes podem ser evitados, enquanto o erro experimental não pode ser evitado, mesmo nas medições mais precisas.
Entre tanto, a ciência trabalha os sistemas de medição de forma a reduzir os erros existentes nas medições para que o resultado final seja o mais exato possível. Para isso, utilizasse equações matemáticas que facilitam as tarefas de cálculos precisos com medições complexas.
O valor médio de um conjunto de N medidas é definido como a média aritmética dos valores que compõem este conjunto, de acordo com a relação:
O desvio padrão é descrito pela relação:
O desvio padrão da média é definido como a razão do desvio padrão pela raiz quadrada de N, de acordo com a relação:
Este parâmetro estatístico é o de maior interesse, pois indica a incerteza da média x em relação a uma média mais geral. Uma média mais geral seria a média de K conjuntos, sendo cada conjunto formado com M medidas. O resultado de uma série de N medições pode ser escrito como:
2.0 – OBJETIVOS
O objetivo da aula prática sobre Erros e Medidas, no Laboratório de mecânica clássica, foi estudar a forma de medir grandezas físicas de forma correta, realizar cálculos precisos com o auxílio de equações matemáticas, aplicando conhecimentos específicos da física, e estudar os erros que surgem nas medidas realizadas, para que estes sejam o menor possível e, consequentemente, obter um resultado final satisfatório.
3.0 – MATERIAL UTILIZADO
Na aula foram utilizados um paquímetro (Instrumento de medição extremamente preciso), uma pequena tabua de madeira com formato retangular e uma apostila contendo as equações utilizadas no estudo prático e a atividade com as informações a serem executadas.
4.0 – PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL E ATIVIDADE
O professor César explicou o assunto dando orientações sobre a aplicação das equações e como usar corretamente um paquímetro, e em seguida cada membro retirou
...