Relatório de Pratica em Campo
Por: letyramos • 8/12/2023 • Relatório de pesquisa • 990 Palavras (4 Páginas) • 56 Visualizações
[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS - CETAM
ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MOYSÉS BENARRÓS ISRAEL
CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM GEOPROCESSAMENTO
GEOPROCESSAMENTO EM MEIO AMBIENTE
DISCENTE
Danielle Maia
Ednéia Miranda
José Ivan Serrão
Keila Xavier
Nayandro Moreira
RELATÓRIO TÉCNICO DAS ATIVIDADES PRATICA CAMPO / LABORATÓRIO
Instrutor (a): Engenheiro Florestal Ronald Almeida
ITACOATIARA-AM
Outubro de 2023
Ambiente de Aprendizagem onde foi realizada a Prática Profissional I: Centro de Zoonoses
Endereço de onde foi realizado a Atividade Prática Profissional: Av. Álvaro Maia S/N, Itacoatiara - Amazonas
Turno: Matutino
Período de realização: 22/09/2023
Relatório Técnico de Visita Técnica da Prática de Campo /Laboratório, apresentado ao Instrutor Engenheiro Florestal Ronald Almeida, como requisito para avaliação parcial para aprovação no componente curricular Geoprocessamento em Meio Ambiente. Curso Técnico de Nível Médio em Geoprocessamento.
Nota Final das Práticas Profissionais da Etapa __________:_________ ( ).
Considerações do Docente de Práticas Profissionais:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Docente: ........................................................................................................................
ITACOATIARA – AM
Outubro de 2023
- INTRODUÇÃO
Geoprocessamento é uma ferramenta técnica especializada em captar, manipular e transformar informações cartográficas digitais. O geoprocessamento hoje serve como apoio para as políticas ambientais, territoriais, urbanas e rurais, em outras palavras ele pode ser considerado um braço de suporte na tomada de decisão para o território.
O geoprocessamento faz uso de geotecnologias para coleta, armazenamento, tratamento, análise, apresentação e consulta de informações espaciais. Para a aquisição da coleta de dados faz-se uso de instrumentos como GPS, Radar, Satélite, Fotogrametria, Cartografia, Topografia, Sensoriamento remoto e outras; para o armazenamento são necessários banco de dados geográficos; para o tratamento e análise se faz necessário a modelagem de dados, Geoestatística, Análise de redes, Análise topológica e Processamento de imagem.
A utilização de equipamentos tecnológicos na atualidade vem sendo de extrema importância, visto que os mesmos contribuem para o desenvolvimento de vários setores da sociedade civil, tanto economicamente, socialmente e ambientalmente.
O GNSS (Global Navigation Satellite System) é uma ferramenta utilizada na identificação geográfica, onde utiliza para sua funcionalidade satélites que estão na órbita da Terra, permitindo identificar o ponto desejado a partir dos mesmos. Na área ambiental os pontos geográficos obtidos a partir dos GNSS, conseguem identificar áreas degradas pela ação antrópica, ou até mesmo reconhecer RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) entre outras funções.
- DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS CAMPO
Às 08;00 horas da manhã do dia 22 de setembro de 2023, foi realizado junto ao curso Técnico de Geoprocessamento uma visita técnica no Centro de Zoonoses, localizado na Avenida Álvaro Maia, S/N no bairro de São Francisco. Acompanhados sob as orientações do docente o Eng. Florestal Ronald Almeida instrutor da Instituição Centro de Educação Tecnológica do Amazonas- CETAM.
A visita teve início com as orientações que seriam realizadas em campo e os procedimentos operacionais dos equipamentos que seriam utilizados na prática, como a calibração do GPS, perímetro da área e locar os prédios. A equipe portava os GPS (colocar o tipo) bem como um rascunho da área para marcação dos pontos.
O percurso começou com a marcação do ponto de referência, seguindo com a delimitação do ponto mais ao Norte e fechando o ponto em sentido horário. Em cada ponto avaliou-se a viabilidade de coleta (quanto ao acesso) e foram anotadas as coordenadas geográficas do ponto (em projeção UTM, Datum SIRGAS 2000 Zona 21S).
A aplicação desta visita de campo serve de base para coletar dados precisos e atualizados. Estas visitas são essenciais para mapear com precisão a área e validar as informações obtidas por meio de tecnologia. Durante essas visitas, a marcação de pontos é uma técnica fundamental usada para identificar características geográficas específicas. Estas marcações servem como pontos de referência cruciais para análises geoespaciais desenvolvidas e para melhorar a precisão dos mapas gerados.
...