Relatório de Química Geral
Por: MarceleSPG • 19/9/2016 • Relatório de pesquisa • 402 Palavras (2 Páginas) • 267 Visualizações
Introdução
Este relatório tem por finalidade relatar o experimento realizado em aula com o intuito de medir massa, volume e densidade de um determinado objeto de forma clara e objetiva.
Através da apresentação deste, pôde-se compreender a teoria desenvolvida durante o experimento, bem como os objetivos que se levou alcançar após sua execução.
Objetivos
O objetivo desse relatório é o aprendizado sobre as medidas de massa e volume e através deles calcular a densidade de cada material. Nesse caso, através do peso e volume da pilha de ferro dentro da proveta com água destilada, obteremos a densidade dos mesmos.
Materiais e Métodos
Materiais e reagentes utilizados:
- Proveta 50ml;
- Becher;
- Balança de alta precisão;
- Frasco lavador;
- Água destilada;
- Conta gotas;
- Pilha de ferro;
Procedimento Experimental:
Inicialmente, precisamos determinar a densidade do ferro, para isso, pesamos a pilha para sabermos sua massa.
Através da utilização de um becher, foi colocado 35 ml de água destilada em uma proveta e com o auxílio de um conta gotas, deu-se continuidade até 40 ml. Após o enchimento, foi introduzida cuidadosamente a pilha de ferro na proveta.
Resultados e Discussões
Ao pesarmos a pilha de ferro, pudemos anotar sua massa de 37,2g.
Após a proveta já ter alcançado os 40 ml pedidos inicialmente e ter sido introduzida a pilha de ferro, pudemos observar que o volume de água destilada aumentou. A partir dessa análise, calculamos o volume do material com a seguinte fórmula:
Vpilha= Vfinal – Vinicial
Vpilha = 44,5ml – 40ml
Vpilha = 4,5ml
Após calcularmos o volume da pilha, podemos então, saber a densidade da amostra com a seguinte fórmula:
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
Conclusões
Neste trabalho pudemos entender como uma medida, através do auxílio de materiais corretos, é realizada e a partir dela calculamos a densidade de um objeto.
Só podemos descobrir a densidade, após calcularmos a massa e o volume, pois a mesma é o resultado da divisão:
[pic 4]
Também aprendemos ao decorrer do experimento, que se é preciso ter cuidado na hora de analisar as medidas. Um material líquido, por exemplo, como analisamos, deve sempre obedecer a posição do menisco.
Para se ter maior precisão, colocamos o recipiente na altura dos olhos e “marcamos” pela parte inferior do menisco. Esse erro, chamado de Paralaxe, é o mais comum na realização de medidas volumétricas, mas não é o único. Ainda podem ocorrer os seguintes:
...