Relatórios práticas de Sistemas de Saneamento Básico
Por: matheusgbsousa • 7/6/2017 • Relatório de pesquisa • 446 Palavras (2 Páginas) • 292 Visualizações
[pic 1]
Relatórios práticas de
Sistemas de Saneamento Básico
TERESINA – PI
2017
ALUNOS:
FELIPE PASSOS
MATHEUS GONZAGA BARROS SOUSA
RAFAEL ALYSSON
VAN-OLSEN
Relatórios práticas de
Sistemas de Saneamento Básico
Este relatório relata sobre a práticas laboratoriais relacionadas a disciplina de Sistemas de Saneamento Básico, do professor Leonardo Nascimento, da turma 23T9A, bacharelado em Engenharia Civil.
TERESINA – PI
2017
RESUMO
Este trabalho apresenta características exigíveis para a apresentação de um relatório técnico-científico, conforme as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O mesmo refere-se aos relatórios realizados em aulas práticas, estudadas na disciplina de Sistema de Saneamento Básico.
Relatório 01 – Acidez da água
1 Introdução
O trabalho que se segue apresentará uma análise feita em uma amostra de água do laboratório de práticas para o curso de Engenharia Civil da Faculdade Santo Agostinho.
A acidez é a propriedade que um meio tem de, em meio aquoso, reagir quantitativamente com umabase forte a um pH definido. É expressa em miligramas por litro de carbonato de cálcio, a um determinado pH.
Conceitualmente a água é uma necessidade vital para qualquer ser vivo e é utilizada para inúmeras finalidades. Em função do uso a que se destina deve apresentar determinadas características. Assim, a água utilizada para beber denomina-se água potável. A potabilidade de uma água é definida através de um conjunto de parâmetros e padrões estabelecidos por normas e legislações sanitárias. Estabelecer um padrão de potabilidade é definir, para cada parâmetro, um valor ou concentração a partir do qual seu consumo pode induzir a riscos à saúde. As análises de acidez são de grande importância para indicar o lançamento de alguns resíduos industriais nos esgotos domésticos a acidez é determinada pela presença de CO2, ácidos minerais e sais hidrolisados.
A acidez na água tem pouco significado sanitário, porém águas com acidez mineral são desagradáveis ao paladar, sendo recusadas e também são responsáveis pela corrosão de tubulações e materiais.
2 Objetivos
A análise química realizada tem por objetivo determinar a acidez da amostra de água.
3 Materiais utilizados
- Bureta;
- Béquer de plástico;
- Fenolftaleína;
- Reagente “acidez total 2”;
- Água (50ml);
4 Procedimentos
- Encheu-se a bureta utilizando béquer plástico com reagente “acidez total 2”;
- Mediu-se 50 ml de amostra de água;
- Adicionou-se 4 gotas de fenolftaleína na água e agitou-se;
- Gotejou-se o reagente de “acidez total 2” até aparecer a cor rosa;
- Anotou-se o volume de reagente gasto;
5 Resultados
Acidez total:
6 Conclusão
O relatório apresentado alcançou o seu objetivo, porém como não são estabelecidas as normas de potabilidade em mg/L e sim em escalas de pH, foi detectado somente um teor de acidez de 7,0 mg/L. Portanto, este teste foi realizado com o intuito de detectar a presença de CO2, ácidos minerais e sais hidrolisados, que conferem o caráter ácido para a água.
...