Relatorio de Estagio
Por: Arthur Daltibale • 8/6/2017 • Relatório de pesquisa • 1.208 Palavras (5 Páginas) • 291 Visualizações
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
CURRICULAR
SUPERVISIONADO
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
ESTAGIÁRIO (A): RA:
TERMO: SEMESTRE: ANO:
PROFESSOR (A) RESPONSÁVEL – UNIFAI:
ADAMANTINA – SP
2017
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Relatório Final de Atividades de Estágio Supervisionado apresentado como exigência para conclusão do Curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de Adamantina – UNIFAI – sob supervisão do Eng. e orientação da Prof.
ADAMANTINA – SP
2017
SUMÁRIO
- Dados Gerais do Estágio
- Ficha de Registro da Distribuição da Carga Horária do Estágio
- Relatório Final de Estágio
- Formulário de Avaliação do Estágio
- Termo de Compromisso de Estágio (cópia)
- Plano de Atividades do Estágio (cópia)
DADOS GERAIS DO ESTÁGIO
I – IDENTIFICAÇÃO ESTAGIÁRIO
NOME: RA:
CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL
TERMO: 9º
PROF. RESPONSÁVEL – UNIFAI:
II – IDENTIFICAÇÃO UNIDADE CONCEDENTE
EMPRESA:
ENDEREÇO:
CIDADE: ESTADO:
SUPERVISOR:
REGISTRO PROFISSIONAL:
RAMO DE ATIVIDADE: MANUTENÇÃO E DESCARTES DE APARELHOS ELETRONICOS
SETOR DO ESTÁGIO: MANEJO E DESCARTE LIXO ELETRONICO
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
1. INTRODUÇÃO
Os resíduos eletrônicos ou lixo eletrônico são os termos mais comuns utilizados para denominar todo e qualquer material eletro eletrônico descartado ou obsoleto. Assim, o termo engloba diversos produtos, tais como celulares e dentre diversos outros dispositivos com os quais temos contato diariamente.
A compreensão das relações de empresas ligadas ao manejo e descarte de lixo eletrônico com, setores da saúde pública e meio ambiente revela-se um pressuposto fundamental para o planejamento ações de coletas em centros urbanos. Diante desta visão, torna-se imprescindível para qualquer planejamento de prevenção e desenvolvimento do descarte de lixo sem qualquer adequadamente de um município considerar, entre outros aspectos, a caracterização urbana, dados de descarte e gestão de resíduos sólidos de sua população. Assim fazem-se necessárias aplicações matemáticas, científicas, tecnológicas da engenharia na identificação e resolução de problemas da saúde populacional, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.
2. OBJETIVOS
2.1. OBJETIVOS GERAIS
Com a realização do estágio supervisionado busca-se permitir que o aluno possa aplicar os conhecimentos técnicos e práticos acumulados no decorrer do curso nas atividades demandadas pela organização na qual ele realiza o estágio.
Desta forma, com a realização do estágio supervisionado foi possível empregar os conhecimentos proporcionados pelo Curso, bem como das próprias habilidades pessoais, desenvolver relações interpessoais, contribuir profissionalmente para a Organização e crescer, tanto profissionalmente quanto pessoalmente no período de realização do estágio.
2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O presente estagio tem como objetivo de Manutenção e Controle de descarte de lixo eletrônico no município de Junqueirópolis – SP através de auxílio técnico e escritural. Controle de manejo e descartes de lixo eletrônicos não reutilizados, bem como subsidio no controle de descarte e armazenamento correto do resíduo solido em questão.
3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Historicamente, fez se necessário à gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos na prevenção de descarte eletrônico. Para garantir a eficiência desta gestão, é primordial entender a expansão demográfica social das cidades adjunta a peculiaridades da linha de atividades realizadas especificamente em uma empresa ligada ao Departamento de Meio Ambiente no município de Junqueirópolis. As questões ambientais, em especial as atividades relacionadas ao controle descarte de lixo eletrônico, a aplicação das posturas urbanas ambientais para o cumprimento de um descarte correto e interagindo com uma responsabilidade ao Meio Ambiente.
Devido o alto consumo destes materiais, além da inovação tecnológica constante, é muito comum um aparelho ser trocado em pouco tempo. Em determinados países, em menos de um ano.
Tal problema é de tamanha complexidade que diversos países criaram legislações próprias para o correto descarte e a minimização de danos à saúde e ao meio ambiente, que quando descartados de modo incorreto podem gerar sérios riscos ao meio ambiente. Este fator se dá devido ao uso de metais pesados altamente tóxicos na composição destes equipamentos, dentre estes metais, os mais comumente encontrados são o mercúrio, berílio e chumbo. Somam-se a estes metais outros diversos componentes químicos, podendo atingir de forma lençóis freáticos e atmosfera posteriormente na forma de descarte por incineração ou enterramento do resíduo em questão.
...