Relatorio de Medindo a aceleração da gravidade
Por: Luan Ell • 11/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.101 Palavras (5 Páginas) • 281 Visualizações
UNISO
Engenharia de Controle e Automação
Física
Medindo a aceleração da gravidade
Profª:
Sorocaba – SP
2017
- Introduçao
Por volta de 1590, Galileu Galillei realizou uma experiência que o tornou famoso. Subiu ao alto da Torre de Pisa e de lá abandonou, simultaneamente, duas pequenas esferas com pesos diferentes; elas chegaram juntas ao solo. Galileu concluiu, então, que elas foram igualmente aceleradas, embora seus pesos fossem diferentes.
Qualquer corpo rígido suspenso de forma que possa oscilar em um plano vertical, em torno de um eixo que passe pelo corpo, é denominado pêndulo físico ou pêndulo composto. Trata-se de uma generalização do pêndulo simples, em que um fio sem peso suporta uma partícula. O período de oscilação T de um pêndulo físico, considerando pequenas oscilações em torno do ponto de equilíbrio, pode ser calculado usando a equação.
T = 2 π√l/ mgh
Onde: I é o momento de inércia do corpo em oscilação, m é a sua massa, g é a aceleração da gravidade e h é a distância entre o ponto de suspensão e o centro de massa do corpo.
2. Objetivo da experiência
Através de quatro métodos determinar a aceleração da gravidade num movimento de queda livre local, e assim comparar e discutir os resultados obtidos.
3.Material utilizado.
- Equipamento metrado com sensores de movimento para leitura e apresentação do tempo de um sensor a outro, mostrado na imagem (3.1).
Imagem(3.1)
[pic 1]
- Contador de tempo.
- Uma bolinha esférica metálica.
- Um pêndulo.
- Cronometro.
- Barbante.
- Bola.
- Régua.
- Borracha escolar.
4. Procedimento experimental.
Realizamos os experimentos foram realizados quatro métodos experimentais citados e a seguir.
Método(4.1).
1º Ligou se o equipamento experimental (3.1) que acionava os censores.
2º ligou se o controlador de tempo e o regulando na função desejada,
3º Ligou se o eletroímã colocando a bola esférica.
4º Desligou se o eletroímã assim caindo a bola livremente passando pelos sensores que capitaram a passagem da mesma, sendo demonstrando o tempo que a bola levou de um censor a outro em um movimento de queda livre no contador de tempo.
5º Anotou se o tempo coletado pelo contador de tempo.
6º Repetiu se esse processo por mais quatro vezes, totalizando cinco vezes o processo experimental para o método(4.1), sendo apresentado o resultado na Tabela(5.1).
Método(4.2)
1º Suspendeu se o peso do pendulo com um ângulo de 15 graus.
2º Soltou se o peso do pendulo e colocamos ao mesmo instante o contador do cronometro para cronometrar o tempo de dez balaços completos do peso do pendulo, ao fim da contagem de dez balanços paramos o cronometro.
3º Foi observado e anotado o tempo do cronometro. Tempo coletado na tabela(5.2).
Método(4.3)
1º Foi lançado do primeiro andar de um prédio um barbante para fazer a medição da altura do primeiro andar.
2º Jogou se do primeiro andar do prédio uma bola, e cronometrado o tempo em que ela era solta ate ela atingir o chão
3º Repetiu se o processo mais duas vezes de soltar a bola do primeiro andar.
4º Repetiu se todos os processos que foram realizados do primeiro andar no segundo andar o prédio, desde a medição e a liberação da bola por três vezes tendo o tempo anotado. Resultado do tempo e altura dos andares estão na tabela(5.3).
...