Relatorio de estagio
Por: 46ericgarcia • 31/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.850 Palavras (8 Páginas) • 700 Visualizações
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PITÁGORAS SISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR SOCIEDADE LTDA.
Eric Rafael Garcia.
Engenharia Mecânica
Matricula: 478345
Votorantim/SP
2015
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PITÁGORAS SISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR SOCIEDADE LTDA.
Relatório de Estágio Supervisionado apresentado à Faculdade Pitágoras Votorantim/SP como requisito parcial do curso de Engenharia Mecânica.
Coordenador de Curso: Heverton Bacca Sanches
Votorantim/SP
2015
Relatório de Estágio Curricular em 2015
Dados do Estagiário
Nome: Eric Rafael Garcia
Registro Acadêmico: 478345
Curso e Período: 8º Semestre
Dados do Local de Estágio
Empresa: PITÁGORASSISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSOCIEDADELTDA.
Supervisor: Walbert Chrisostomo
N° de registro: 04163202
Período de Estágio
Início: 09 /09/2015 Término: 30/11/2015
Jornadas de trabalho: 16 horas semanais.
Total de horas: 150 horas em 3 meses
Votorantim/SP
2015
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo relatar a importância do estágio supervisionado e descrever tudo o que foi realizado nos laboratórios da faculdade, pesquisa e levantamento de normas técnicas dos laboratórios, analisar e visualizar comportamento de um fluído com algumas interferências na calha de escoamento aberto. Analisar como funciona o ressalto hidráulico com obstáculo, estudo da perda de carga em escoamentos que ocorrem em circuito fechado na bancada hidráulica, pesquisa de novos experimentos de teste e cálculos na bancada hidráulica e estudo do caráter do escoamento laminar ou transiente: avaliação qualitativa e quantitativa a partir de dados levantados em ensaio experimental (cálculo do número de Reynolds). Calcular a velocidade de um líquido a partir da declividade de escoamento. Avaliação da densidade de fluídos e da viscosidade de fluídos.
Preparação e elaboração para o Giro de Profissões. Estudo do funcionamento dos equipamentos: bancada hidráulica, calha de escoamento e carneiro hidráulico.
Giro de Profissões: apresentação do laboratório Fenômenos de Transporte para os alunos do 3º ano do ensino médio.
Semana da Engenharia. Organização e suporte das palestras apresentadas e preparação e organização do laboratório para aulas práticas dos professores.
AGRADECIMENTOS
Primeiramente a Deus, pois sem ele nada seria possível. A minha família, por me incentivar, apoiar e orientar em todas as etapas da minha vida
Agradeço a faculdade Pitágoras onde recebi conhecimento para ingressar no trabalho realizado do meu estágio supervisionado.
SUMÁRIO
SUMÁRIO 6
1 INTRODUÇÃO
2 AMBIENTE DE ESTÁGIO
2.1 A Empresa 8
2.2 Atividades Desenvolvidas 9
2.3 Discussões 10
3 CONciderações finais 10
REFERÊNCIAS 11
APÊNDICES 12
INTRODUÇÃO
O estágio é um momento fundamental à formação de qualquer profissional. Ao menos, é a partir da conclusão do estágio que estamos, do ponto de vista institucional, aptos a exercer a profissão de engenheiro. O objetivo geral desse trabalho é apresentar as atividades desenvolvidas durante o período de regência de classe, na Faculdade Pitágoras. Aqui estão registradas as condições em que se realizou o estágio, os procedimentos e planejamentos assumidos em laboratório, bem como um conjunto de reflexões que procuram esclarecer o modo como foram ministradas as aulas dos professores, manifestando também meu modo de compreender a experiência de estágio. Contudo, acredito que a formação de um engenheiro certamente não se limita às teorias estudadas no tempo de faculdade e tampouco encontra suas “diretrizes últimas” a partir das experiências vivenciadas durante a curta experiência do estágio. É um processo contínuo e, como tal, requer um esforço constante de auto revisão, na medida em que devemos nos questionar constantemente a respeito de nossas práticas e nossos modos de compreender a importância do aprendizado. E, sob essa perspectiva, costumo pensar o estágio como uma, entre tantas oportunidades que surgirão para nos desenvolver. Este relatório representa, ainda que resumidamente, um momento desse processo de formação. Um momento único para o “aspirante” a engenheiro, que pela primeira vez estabelece com mais clareza a diferença entre o que foi discutido na faculdade e a prática propriamente dita.
...