Relatorio de impacto ambiental
Por: Patrícia Cibulski • 26/3/2019 • Trabalho acadêmico • 352 Palavras (2 Páginas) • 138 Visualizações
RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL (RIMA)
A construção de um novo terminal se dá pela necessidade da ampliação do fluxo de passageiros na cidade, tendo como objetivo a construção do novo terminal um melhor escoamento das linhas urbanas, consequentemente diminuindo o tempo de deslocamento da população.
O novo terminal de coletivos urbano de Cascavel-PR, irá se localizar entre as ruas Alfeo Viero, Jorge Lacerda e Leônidas Fagundes, quadra 73/0004, lotes 0001 e 0017, loteamento Metropolitano Jardim, no bairro Cancelli. O terminal alimentará as linhas Canadá, Cancelli, Claudete e Tropical, além de criar três novas linhas ligando os terminais oeste, sul e leste, ao novo terminal. Ele auxiliará positivamente na região, visto que gerará um desenvolvimento, favorecendo para a abertura de novos comércios no entorno, sendo assim, ele gerará novos empregos tanto durante sua construção quanto durante seu funcionamento. Analisando por esse lado, seria de grande importância, o aumento da segurança no local, pois haverá um aumento no fluxo das pessoas, favorecendo a criminalidade.
Avaliando a questão ambiental do novo empreendimento, conclui-se que ele gerará baixos impactos ambientais, pois a escolha dos terrenos, foram feitas considerando terrenos que não possuíam vegetação e priorizando os que não haviam ocupação. Apesar dessa prioridade, faz-se necessário a desapropriação do terreno de menor área.
Os impactos ambientais gerados no local serão: impermeabilização do solo, poluição sonora, visual e do ar. Considerando a impermeabilização do solo no local, faz-se necessário um programa de arborização nas áreas que não abranger o terminar, e ao entorno da região. Para a minimização da poluição sonora e do ar, faz-se imprescindível o uso de tecnologias para minimizar tais efeitos.
Ademais, é importante salientar que o terminal tem como objetivo ser autossustentável. Sendo assim, será implantada uma cisterna para captação da água da chuva, a ser utilizada para descarga dos banheiros e limpeza do terminal, e placas de energia solar para iluminação do terminal, gerando menores gastos com o terminal quando ele estiver operando.
Ponderando, a questão custo-benefício de um terminal na região estudada, conclui-se que seria inviável a sua implantação, visto que sua construção teria um preço muito elevado para atender poucas linhas de ônibus.
...