Relatório Apresentado ao Curso de Engenharia
Por: Davisson Santos • 22/11/2021 • Artigo • 736 Palavras (3 Páginas) • 136 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES
ENGENHARIAS
RESISTORES
ANTÔNIO MATEUS DOS SANTOS OLIVEIRA
DAVID ELISIÁRIO MACÊDO GUIMARÃES
DAVISSON FONTES SANTOS
JOSÉ AÍLSON GONÇALVES JÚNIOR
KEVIN WILLIAN MUHLSTEDT SOUZA
LUCAS MARKES FRANCISCO DOS SANTOS
PAULO SÉRGIO SOBRAL JÚNIOR
WANDERSON ALVES SANTOS
Aracaju/SE
2019
ANTÔNIO MATEUS DOS SANTOS OLIVEIRA
DAVID ELISIÁRIO MACÊDO GUIMARÃES
DAVISSON FONTES SANTOS
JOSÉ AÍLSON GONÇALVES JÚNIOR
KEVIN WILLIAN MUHLSTEDT SOUZA
LUCAS MARKES FRANCISCO DOS SANTOS
PAULO SÉRGIO SOBRAL JÚNIOR
WANDERSON ALVES SANTOS
RESISTORES
Relatório apresentado ao Curso de Engenharia, sob orientação da Prof.ª Denise de Jesus Santos, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Física Elétrica e Magnetismo.
Aracaju/SE
2019
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. REFERÊNCIAS 5
INTRODUÇÃO
Nos circuitos elétricos há vários componentes em que cada um desempenha uma determinada função importante para o seu funcionamento, esses componentes são divididos em componentes ativos e passivos em que, de acordo com CINTRA (2018) os componentes ativos são aqueles que fornecem ganho à corrente ou conduzem sua direção, e os componentes passivos são aqueles que não aumentam a intensidade da corrente ou tensão do circuito, mas podem retardar a corrente ou até armazenar energia elétrica.
Dentre os componentes ativos pode-se destacar os diodos, transistores, fontes de energia, dispositivos opto eletrônicos e circuitos integrados. Já para os componentes passivos, é de relevância ressaltar os capacitores, indutores, antenas, sensores e os resistores.
Ainda de acordo com CITRA (2018), no âmbito dos componentes passivos, o dispositivo mais utilizado é o resistor. O resistor é o componente que opõe a passagem da carga elétrica, ou seja, ele causa a diminuição da corrente elétrica dificultando a passagem de carga. Além de intricar a passagem de carga, o resistor realiza a conversão de energia elétrica em energia térmica, como pode ser observado em chuveiros elétricos em que o resistor fornece calor a água.
A resistência elétrica do resistor depende de alguns fatores que influenciam diretamente no seu funcionamento como por exemplo:
Comprimento (L) 🡪 Quanto maior o comprimento do resistor, maior a resistência elétrica;
Área (A) 🡪 Quanto maior a área do condutor, menor a resistência;
Resistividade (p) 🡪 Depende da natureza do resistor, ou seja, é um efeito que está ligado a temperatura do resistor, em que pode ser resumida na Lei de Ohm.
Sendo que:
R = Equação 1[pic 1]
Em que:
R 🡪 Resistência elétrica
p 🡪 Resistividade
L 🡪 Comprimento
A 🡪 Área
Tratando-se dos tipos, os resistores são divididos basicamente em dois:
- Resistores fixos 🡪 resistores em que o valor da resistência não se altera;
- Resistores variáveis 🡪 resistores em que há modificação na resistência em uma faixa de valores a partir de cursor móvel;
Os resistores fixos podem ser subdivididos em:
- Resistor de fio;
- Resistor de filme;
- Resistor de filme metálico;
- Resistor de carbono;
Associação de resistores
Em vários tipos de circuitos é utilizado associação de resistores. A associação de resistores acontece de três maneira diferentes: associação em série, associação em paralelo e associação mista.
Na prática é realizado uma combinação de vários resistores para obter o circuito desejado, a exemplo disso, são as lâmpadas decorativas de natal que utiliza uma associação de resistores em série.
...