Relatório Aula Prática Quimica
Por: a000048 • 28/3/2016 • Trabalho acadêmico • 620 Palavras (3 Páginas) • 1.012 Visualizações
FUNCESI
FACCI – FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS DE ITABIRA
ALUNOS: DIEGO RIBEIRO DE PAULA, FABIANE ASSIS, FERNANDO ALBUQUERQUE, PAULO SÉRGIO LANA
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL
PERÍODO: 1º. PERÍODO A
SEMESTRE/ANO: 1/2016
PROFESSORA: LETÍCIA COSTA DIAS
PRÁTICA 3 – PRINCÍPIOS DE REATIVIDADE: ENERGIA E REAÇÕES QUÍMICAS
LABORATÓRIO QUÍMICO
Itabira
15 de março de 2016
INTRODUÇÃO
A aula prática abordava os princípios da relatividade (energia e reações químicas). Reação química é uma transformação de certa substância que sofre alteração no seu estado inicial (reagente), assim formando outra matéria, que no caso é o produto da reação. As modificações que ocorrem em todo tipo de reação, envolve a reorganização dos átomos conhecidos como a Lei da conservação de massa – Lavoisier.
Para que ocorra uma reação química, é preciso algumas “exigências”, como pressão, temperatura, superfície de contato (estado físico), solvente e outros.
Na experiência, fizemos cinco procedimentos: Síntese do Óxido de Magnésio, Síntese do Cloreto de Amônio, Decomposição do Carbonato de Magnésio, Deslocamento de Hidrogênio e Reação de Dupla Troca.
OBJETIVO
Adquirir conhecimento e praticar as reações químicas por meio de algumas reações mais comuns praticadas pelos químicos.
PROCEDIMENTOS
Síntese do Óxido de Magnésio: Colocamos um pedaço de fita de magnésio (Mg) na chama de um bico de Bunsen, e no decorrer de alguns segundos, podemos perceber a formação de um pó branco (óxido de magnésio), e em seguida colocamos o óxido de magnésio (MgO) no vidro de relógio, e adicionamos água e fenolftaleína, formando o Hidróxido de Magnésio {Mg(HO)2}. Essa reação química fez com que a coloração ficasse rosa, ou seja, formando uma base.
Síntese do Cloreto de Amônio: Na capela, adicionamos certa quantidade mínima de hidróxido de amônio (NH4OH(aq)) em uma placa de Petri, e em seguida adicionamos 1 ml de ácido clorídrico (HCl(aq)) na solução, dando início a uma reação química, formando como produto o cloreto de amônio (NH4Cl(s)) e a água (H2O(l)).
Decomposição do Carbonato de Magnésio: Colocamos no tubo 1, uma solução de carbonato de magnésio (Mg(CO3)(s)), no tubo 2 adicionamos uma certa quantidade de hidróxido de cálcio (Ca(OH)2(aq)) – água de cal. Em seguida, aquecemos o tubo 1 no bico de Bunsen, formando o óxido de magnésio (MgO(s)) e o gás carbônico (CO2(g)). Em decorrer da experiência, o gás carbônico se reagiu com o hidróxido de cálcio, formando o carbonato de cálcio (CaCO3(s)) e a água (H2O(l)).
Deslocamento de Hidrogênio: Colocamos em um tubo de ensaio 5 ml de uma solução de ácido clorídrico (HCl(aq)) e em seguida adicionamos uma fita de magnésio de aproximadamente 0,5 cm, dando início uma reação química, formando como produto, o cloreto de magnésio (MgCl2(aq)) e o gás H2.
Reação de Dupla Troca: Adicionamos em um tubo de ensaio 1 ml de sal de cozinha (NaCl(aq)). Em outro tubo de ensaio adicionamos 1 ml de Nitrato de Prata (AgNO3(aq)). Em seguida misturamos as duas soluções, dando início a uma reação química, formando como produto o cloreto de prata (AgCl(s)) e o Nitrato de Sódio (NaNO3(aq)).
...