Relatório Impacto
Por: Alex Dias Dedinho • 4/5/2018 • Relatório de pesquisa • 290 Palavras (2 Páginas) • 186 Visualizações
- INTRODUÇÃO
O ensaio de dureza é a medida da resistência de um material a uma deformação plástica localizada. São os ensaios mais realizados por serem simples e baratos e não destrutivos. Para este relatório serão analisados os ensaios de dureza Vickers (HV) e dureza Brinnel (HB).
- OBJETIVO
Os objetivos do ensaio de dureza são analisar a resistência do material à penetração, ao risco, à abrasão e ao corte.
- MATERIAIS UTILIZADOS
Os corpos de prova utilizados neste ensaio foram chapas com as seguintes descrições:
- 2 chapas soldadas entre si, ambas de Aço 1020 (e= 4,75 mm);
- 1 chapa lisa de Aço 1020 (e= 4,75 mm).
- METODOLOGIA
Ensaio dia 26/03/2018
O ensaio de dobramento é do tipo semi-guiado. O inicio do ensaio se da quando posicionamos o corpo de prova acima dos cilindros da dobradeira e centralizamos em relação ao cutelo.
Ao aplicar a carga de forma concentrada, observamos a variação da força é de acordo com o material e o tipo de solda, o material é dobrado até atingir um ângulo de 180º.
1º Chapa sem solda, F=10kgf;
2º Chapa com solda, ensaio de face, F=10,5kgf;
3º Chapa com solda, ensaio de raiz, F=11kgf.
- RESULTADO
Aço SAE 1020 sem solda e 1020 com solda dobramento de face, não apresentaram nenhum tipo de defeito após o dobramento. Já o Aço SAE 1020 com solda dobramento de raiz apresentou pequenas trincas na superfície lateral, mas nada muito significante.
- CONCLUSÃO
Com base nas dobras feitas concluímos que os matérias se comportaram bem ao teste, sendo que nenhum apresentou uma trinca, sabendo que as trincas não poderiam ser maiores do que 3,2mm.
...