Relatório Noções de Segurança do Trabalho
Por: jefferson.araxa • 28/5/2016 • Relatório de pesquisa • 1.141 Palavras (5 Páginas) • 496 Visualizações
Relatório 1-
Noções de segurança na soldagem
Disciplina: Turma:
Professor:
Aluno: Matrícula:
Introdução
O processo de soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido é muito difundido em diversos segmentos industriais. É um importante procedimento utilizado em execução de projetos onde visa-se a união de peças metálicas, sendo economicamente interessante para produção industrial, por exemplo. Tal procedimento utiliza-se do calor gerado pela corrente elétrica entre o eletrodo e peça a ser soldada para fusão daquele sobre esta.
Embora o procedimento de soldagem a arco elétrico seja muito utilizado, ele gera perigos potenciais diversos contra os quais os soldadores e outras pessoas, que estejam próximas ao ambiente onde está sendo executado o trabalho de soldagem, devem se proteger. Devido aos perigos gerados pelo procedimento citado, todas as informações, relacionadas com as operações seguras, quanto ao uso de retificadores de corrente, geradores, transformadores e todos equipamentos de proteção individual, devem ser entendidas por completos antes do início de cada operação.
Objetivos
O objetivo principal da prática é a familiarização e o reconhecimento dos equipamentos de proteção individual e coletiva, além dos procedimentos de segurança corretos que são utilizados em ambientes destinados a soldas, os quais serão utilizados em todas as aulas de laboratório no decorrer do semestre. Como complemento ao experimento, podemos citar o conhecimento de algumas das principais máquinas que são utilizadas no ambiente de soldagem, como por exemplo: dobradeiras, fornos de fundição, guilhotinas, máquinas de solda, etc...
Revisão Bibliográfica
Os procedimentos de segurança e equipamentos de proteção individual a serem utilizados pelo soldador quando na prática da soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido estão previstos em algumas Normas Regulamentadoras, cuja aplicação deve ser assegurada e fiscalizada pelo empregador.
Dentre as normas citadas, há a Norma Regulamentadora número 06 que trata dos equipamentos de proteção individual e os define como "todo o dispositivos ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho"3. Para cada tipo de atividade exercida, a norma regulamenta determinados tipos de EPI's. Para atividades de soldagem, o soldador deve utilizar os seguintes:
- Avental de couro;
- Mangas de couro (mangotes);
- Luvas de couro;
- Polainas de couro;
- Roupas fechadas e de material não sintético;
- Calçados lisos e fechados;
- Máscara de solda (manual ou capacete).
[pic 1]
Figura 1: Soldador utilizando corretamente os EPI's.
Outra norma importante a ser observada é a Norma Regulamentadora 26, esta versa sobre as sinalizações de segurança, tais sinalizações envolvem a utilização de cores, de avisos e de rotulagem em produtos químicos. As cores utilizadas para identificação dos equipamentos de segurança, delimitação de áreas, identificação de tubulações empregadas para escoamento de líquidos e gases, e a advertências contra riscos devem atender o que está preconizadas nas normas oficiais.
Entre os riscos presentes em procedimentos de soldagem a arco elétrico, podemos citar os seguintes:
Gases e fumos de solda, temos que a quantidade de fumo gerada e as concentrações de substâncias tóxicas dependem do método de soldagem utilizado, um local de trabalho insalubre resulta inevitavelmente em redução da produtividade e dos lucros e principalmente em prejuízo para a saúde dos trabalhadores. para dirimir tais problemas relacionados aos fumos de solda, deve o procedimento ser realizado em ambientes arejados e caso não sejam suficientes para evacuação dos gases, deve-se atentar para a utilização de exaustores.
Choque elétrico, pode ser definido como uma perturbação do organismo aos ser percorrido pela corrente elétrica. Os fatores que influenciam os efeitos do choque elétrico são: o percurso da corrente, em que os efeitos são mais sérios se o percurso incluir o coração ou os centros nervosos cerebrais; a forma e a freqüência da corrente, poisa corrente alternada tende a ser mais perigosa, assim como a freqüência de 60Hz; a duração do contato, ou seja, o tempo de exposição ao choque; a intensidade da corrente é o fator decisivo. Para evitar esse risco, é ideal que todos os cabos sejam isolados bem como é necessário o aterramento dos equipamentos de soldagem e da linha da alimentação.
...