Relatório de Quimica: PROCEDIMENTOS E RESULTADOS
Por: thaaainaaa • 27/11/2016 • Relatório de pesquisa • 1.111 Palavras (5 Páginas) • 1.542 Visualizações
UNIVESIDADE PAULISTA – UNIP
Campus Jk – ICET
Relatório destinado à disciplina
de química aplicada, do 5° semestre
de Engenharia Civil, ministrada pelo
Prof° Danilo Franco.
Thainá Ramalho Ribeiro – C210AI -1
São José do Rio Preto
Maio/2016
Sumário
1.0 INTRODUÇÃO
2.0 MATERIAIS UTILIZADOS
3.0 PROCEDIMENTOS E RESULTADOS
3.1 Experimento 1
3.2 Experimento 2
3.3 Pilhas Galvânicas
4.0 DISCUSSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS
5.0 REFERÊNCIAS
1.0 INTRODUÇÃO
A corrosão é a transformação de um material metálico ou liga metálica pela sua inteiração química ou eletroquímica num determinado meio de exposição , processo que resulta na na formação de produtos de corrosão e na libertação de energia. A corrosão de metais esta associada à exposição do metal num meio no qual existe a presença de moléculas de água, juntamente com o gás oxigênio ou íons de hidrogênio, num meio condutor.
O exemplo mais característico de corrosão é a oxidação do ferro, mais conhecida como ferrugem em linguagem popular. O ferro é facilmente oxidado quando posto em contato com o ar e a umidade. No processo de formação da ferrugem ocorrem as seguintes reações: oxidação do ferro, redução do oxigênio, reação global e ferrugem. A água (H2O) e o oxigênio (O2) participam dessas reações, uma vez que são agentes essenciais para a formação da ferrugem: sem a presença de ambos, não há oxidação do ferro. A água é necessária nesse processo porque dissolve os íons, o que promove maior fluxo de elétrons, facilitando a formação da ferrugem. Esse é um dos motivos pelo qual os objetos de ferro enferrujam mais rapidamente em locais próximos ao litoral. Além do oxigênio presente no ar e da umidade, outros fatores também aceleram a formação da ferrugem, embora não sejam capazes de provocá-la isoladamente. A presença de sais no ambiente, como é o caso do mar e entornos, por exemplo, aumenta a condutividade elétrica, acelerando a oxidação do ferro
2.0 MATERIAIS UTILIZADOS
- Paquímetro
- Tubo de latão
- Balança
- Voltímetro
- Algodão
- Pipeta
- 3 Béqueres (1 de 250 mL e 2 de 100 mL)
- Pinça tenaz
- 4 Tubos de ensaio
- Tiras de magnésio
- Laminas de zinco
- Pedaços de alumínio
- Barra de cobre
- Tubo em U
- Acido Nítrico
- Sulfato de cobre
- Hidróxido de sódio
- Sulfato de Zinco
- Cloreto de Potássio
3.0 PROCEDIMENTOS E RESULTADOS
Para inicio do procedimento, com a ajuda de uma balança, pesou-se o tubo de latão e anotou-se. Em seguida pegou-se um paquímetro para fazer a medição da altura e do diâmetro do tubo de latão. Após esse procedimento colocou-se esse tubo no béquer de 250 mL e levou-o ate a capela, para ser colocado 100 mL de acido nítrico concentrado. Colocou-se o tubo de cobre na capela e o deixou imerso por 1 hora, anotando o horário de inicio e do fim da exposição.
Após esse período , com a ajuda de uma pinça tenaz, retirou-se o tubo e o lavou em água corrente e o secou com a ajuda de uma tolha de papel.Em seguida pesou-se o tubo novamente e anotou-se o valor obtido. Com esse valor calculou-se a taxa de corrosão.
3.1 Experimento 1
Pegou-se 2 tubos de ensaio. No primeiro tubo colocou-se 2 mL de solução de sulfato de cobre, adicionou uma pequena tira de magnésio à solução e a observou por 15 minutos . Em seguida anotaram-se as observações.
No segundo tubo colocou-se 2 mL de sulfato de cobre, adicionou uma lamina de zinco e a observou por 15 minutos. Em seguido anotou-se as observações.
...