Renascimento Barroco E Rorcoco
Trabalho Universitário: Renascimento Barroco E Rorcoco. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joaonetonx • 1/11/2014 • 1.753 Palavras (8 Páginas) • 504 Visualizações
Renascimento:
Renascimento teve origem no século XIV na Itália e se espalhou para o resto da Europa, estando em vigor até o século XVI.
Ocorreram muitos progressos e realizações nas artes, na literatura e nas ciências. É o tempo de reviver a arte greco-romana. Foi um momento histórico, rico em novidades.
O renascimento há então uma valorização do homem e a natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural. Surge o ideal humanista, a preocupação com o rigor cientifico, a noção de perspectiva, o uso do claro – escuro e o realismo estão presentes em diferentes manifestações renascentistas.
Politica e Religião do período renascimento
As descobertas científicas geraram forte mudança na forma que muitas pessoas entendiam o funcionamento do mundo. Isso ocorreu, pois as explicações religiosas, sem fundamentação científica, foram sendo substituídas pelas explicações baseadas nas ciências. Além de afetar a religião, estas descobertas científicas também impactaram o pensamento filosófico da época.
As principais características do Renascimento eram:
• A valorização da cultura greco-romana, como paradigma no plano intelectual e artístico;
• A glorificação do homem, o qual foi colocado no centro de tudo (antropocentrismo);
• A busca de um padrão intelectual que transcendesse as fronteiras nacionais (universalismo);
• A importância da Natureza e de seus fenômenos;
• O racionalismo e o espírito crítico, que se traduziram na adoção da observação e de métodos experimentais. O racionalismo é um marco histórico característico do Renascimento, embora não seja exclusivo dele.
Principais Artistas Renascimento e uma de suas principais as obras
- Leonardo da Vinci (1452 – 1519) – O italiano Da Vinci ficou mais conhecido pelas suas obras de pintura. Porém, foi de grande importância seus estudos científicos, principalmente, nas áreas de hidrostática, engenharia e matemática.
Principal obra de Leonardo da Vinci
Gioconda (Mona Lisa): 1503 – 1507
Escolhi esta pintura porque é uma obra prima, a “Mona Lisa” é uma pintura enigmática, misteriosa. Que esconde segredos, e que por séculos vários historiadores buscam desvendar estes mistérios.
Michelangelo 1475 – 1564 - entre 1508 e 1512 trabalhou na pintura do teto da Capela Sistina, no Vaticano. Para essa capela, concebeu e realizou grande número de cenas do Antigo Testamento. Dentre tantas que expressam a genialidade do artista, uma particularmente representativa é a criação do homem. Obras destacadas: Teto da Capela Sistina e a Sagrada Família.
Davi (1501- 1504)
David é uma das esculturas mais famosas do artista renascentista Michelangelo. O trabalho retrata o herói bíblico com realismo impressionante, sendo considerada uma das mais importantes obras do Renascimento.
Rafael Sanzio 06 de abril de 1483 — Roma, 6 de abril de 1520), frequentemente referido apenas como Rafael, foi um mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano, celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras.
Deposição de Cristo,
Galeria Borghese, 1507, Roma.
A cena retratada, por si só já é dramática: a morte de Jesus Cristo. Podemos observar nas expressões faciais de Jesus, daqueles que o carregam, das duas mulheres de cabeça baixa aos prantos e da mulher com os braços erguidos. Essa mulher demonstra além do sofrimento, um louvor aos céus, como se tivesse uma certeza de que Jesus morreu para salvá-los. Detalhes que só os gênios podem criar.
O Barroco
O Barroco teve inicio no século XVII, até meados do século XVII.
A arte barroca teve origem na Itália, mas logo se espalhou por outros países da Europa e também pelo continente americano. E acabou sendo adotado em todos os países ocidentais. O estilo dominou a arquitetura, a pintura, a escultura, a literatura, a música e por extensão, toda a cultura desse período, incluindo os costumes, valores e relações sociais da época.
O Barroco representava uma oposição ao Renascimento, cujas formas primavam pela harmonia e simplicidade. Nascido de uma livre interpretação das formas clássicas do Renascimento caracterizou-se pelo requinte, rebuscamento, grandiosidade e pelo exagero dos adornos. Era tal a abundância de detalhes decorativos nas superfícies, que davam muitas vezes a impressão de terem sido esculpidas.
Politica e Religião do período barroco
O Barroco se expandiu na arte eclesiástica, que desejava propagar a fé católica. Em nenhuma época se construiu tantas capelas e igrejas monumentais. A arte barroca surgiu também na construção de palácios, com o objetivo de causar admiração e poder.
O Concílio de Trento emitiu numerosos decretos disciplinares, em oposição aos protestantes e padronizou a missa. Regulou também as obrigações dos bispos e confirmou a presença de Cristo na eucaristia. Proibiu a Leitura da Biblia, e Houve perseguição a vários artista da época.
Definiu, de forma explícita, que a arte deve estar a serviço dos ritos da Igreja, através de imagens, tidas como elementos mediadores entre a humanidade e Deus. Os protestantes não respeitavam essas medidas e criticavam precisamente esse amplo uso de imagens sagradas.
Principais características do período Barroco:
• Emocional sobre o racional; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio.
• Busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;
• Entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;
• Contrastes
...