Resíduos - O Meio ambiente
Por: Luiz Rafael Soares Cezario • 7/5/2020 • Resenha • 431 Palavras (2 Páginas) • 518 Visualizações
Disciplina: Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos
Identificação da tarefa: Tarefa 1.2. Envio de arquivo
Pontuação: 5 pontos
Tarefa 1.2
Olá!
Esperamos que tenha aproveitado ao máximo todo o conhecimento disponibilizado na primeira Unidade do conteúdo da disciplina. Buscando estudar um pouco mais sobre o assunto, responda as questões com as suas palavras (evite plágio).
1) Quais são os conceitos de resíduos sólidos e gerenciamento dos resíduos sólidos? Dê exemplos de resíduos comumente descartados.
Podemos sintetizar o conceito de resíduos sólidos de uma maneira geral como o conjunto de produtos não aproveitados gerados pela natureza ou atividades humanas. O conceito sobre resíduos vem sofrendo alterações com passar das décadas. O que era imprestável há algum tempo, hoje pode ter utilidade devido a evolução do conhecimento, métodos de tratamento e gestão dos resíduos.
De um modo geral a gestão significa medir, quantificar, para assim realizar o controle. Em se tratando de resíduos o gerenciamento consiste nas ações exercidas do descarte dos resíduos, coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final adequada.
Contudo a gestão de resíduos consiste em conhecer e mitigar os impactos ambientais, bem como medidas e ações emergenciais. Através do conhecimento alguns produtos que antes eram considerados resíduos hoje tem destinação correta, entre podemos citar, plásticos, papelões e borrachas (pneus).
2) De maneira sucinta, diferencie os tratamentos de detoxificação e precipitação.
A precipitação consiste na alteração molecular dos resíduos de maneira controlada através das reações químicas. Já a detoxicação consiste na utilização do subproduto do tratamento de resíduos para outros fins. Por exemplo a utilização do lodo de esgoto, resíduo do tratamento, para fins agrícolas devido ser rico em composição de nutrientes utilizado na agricultura.
3) O que é compostagem e quais são seus benefícios?
Consiste das alterações químicas por meio de reduções e oxidações de material orgânico. Tem a finalidade de produzir húmus, provenientes da redução da quantidade de lixo. Seu maior benefício é para terra e os vegetais devido aos componentes minerais utilizados em processo bioquímicos.
4) Diferencie lixões de aterros sanitários.
Os lixões são locais de descarte de resíduos sem nenhuma infraestrutura e tratamento adequado. Nos aterros sanitários há uma estrutura mínima para direcionamento e coleta dos resíduos provenientes do descarte, como por exemplo o chorume e gases.
5) Qual é a importância do inventário nacional dos resíduos sólidos industriais?
O inventário nacional de resíduos sólidos industriais, mas conhecido como Conama nº 313 é um instrumento do programa de gestão ambiental com foco social, ambiental e sanitário. Sua importância é dar suporte a logística reversa para os descartes dos resíduos criados pelas indústrias. De uma maneira geral, apoiar e buscar alternativas para a reciclagem ou descarte adequado resíduos gerados dos produtos comercializados.
...