TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Segurança do Trabalho na Alcoa

Por:   •  21/4/2021  •  Resenha  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Resenha Crítica de Caso

Artur Araujo da Luz

Trabalho da disciplina Introdução à engenharia de segurança do trabalho

                                                                     Tutor: Prof. Márcio Vicente

Santa Maria, RS

2021


 SEGURANÇA DO TRABALHO NA ALCOA (B)

Referências: SPEAR, Steven. Segurança do Trabalho na Alcoa (B). Escola de negócios Harvard, 03/2000.

Ao assumir o cargo de CEO da empresa Alcoa, em 1987, Paul O’Neill tinha como missão transformar a empresa um uma líder de segurança. Com muita dedicação, O’Neill conseguiu encontrar formas de enfatizar a importância da segurança, seja através de constantes relatórios operacionais, ou até mesmo, a alocação de profissionais de segurança junto as pessoas que tomavam decisões. Utilizando essa metodologia, Paul enfatizou a importância da segurança de muitas maneiras, fazendo com que os colaboradores entendessem que a segurança vinha em primeiro, e que não era uma consideração posterior. Segundo relatos de funcionários, um importante fator foi a confiança adquirida pelos colaboradores para com a empresa, proporcionando uma forte relação entre empregado e empregador.

No entanto, ao implantar esse estilo de gestão, Paul teve dificuldades com alguns gestores que enfrentavam grandes pressões devido as suas funções – realizar vendas, cumprir metas. Em alguns casos, os gestores não conseguiam entregar o rigoroso grau de segurança exigido por Paul, e sim, um equilíbrio com a produtividade e a segurança.

Os resultados da gestão vieram, apresentando as consequências de uma administração positiva. A melhora na segurança da empresa, não apenas gerou um ambiente de trabalho mais seguro, mas também, por consequência, resultados econômicos excelentes. Com esses resultados, Paul provou a relação direta entre segurança e economia, provando com que dois assuntos que em determinados tempos eram vistos como contrapostos, agora, poderiam ser avaliados como dependentes e caminhando em mesma direção.

O legado de uma gestão como essa é encontrado em qualquer empresa atualmente, visto que empresas hoje em dia sabem da importância da segurança de trabalho, e que seus resultados também apresentam grandes consequências econômicas. A luta para a prevenção de acidentes se tornou alvo de todos, fazendo com que essa área obtenha cada vez mais cuidado. Empresas sabem as consequências sofridas ao não obedecerem os cuidados necessários em suas atividades, já percebendo que a aplicação de recursos em segurança de trabalho é um investimento não apenas necessário, porém inteligente a qualquer negócio.

O artigo retrata também um episódio especifico que ocorreu nas empresas da Alcoa, localizadas no México. Irmã Mary Margaret, representante de uma ordem religiosa que possuía 50 ações da Alcoa, questionou o CEO Paul O’Neill sobre as condições de trabalho dos empregados nas empresas do México, sugerindo que a empresa não estava agindo corretamente com estes.

Os relatórios vindos das fabricas no México apresentavam excelentes resultados, conseguindo ainda ser melhores do que a média geral das empresas da Alcoa. Os índices de segurança obedeciam o rigoroso padrão estabelecido por O’Neill, e economicamente essas empresas passava por um período muito bom. Porém, em virtude das alegações feitas por Irmã Margaret, O’Neill resolveu reunir uma equipe para realizar uma investigação mais profunda, com uma equipe “in loco”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (92.9 Kb)   docx (44.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com