Resenha sobre: O banimento do amianto
Por: Samuel Velten • 30/5/2018 • Trabalho acadêmico • 367 Palavras (2 Páginas) • 263 Visualizações
Resenha sobre o banimento do amianto
Asbesto (que vem do grego indestrutível, imortal), ou amianto (do grego puro sem mácula), é uma designação comercial genérica para a variedade fibrosa de sais minerais metamórficos de ocorrência natural e utilizados em vários produtos comerciais. Se apresentam em fibras muito leves e maleáveis como o algodão mas após a industrialização apresentam uma robustez invejável e possibilitam o emprego do mesmo em praticamente toda a construção civil, principalmente em telhas caixas de água e em utensílios domésticos.
O amianto é extremamente nocivo a saúde e cancerígeno, os países mais desenvolvidos como por exemplo a Inglaterra já estava banindo o mesmo em 1930 quando seus problemas já começaram a ser questionados por autoridades. Mais de 75 países já haviam banido o mesmo, quando o Brasil finalmente resolveu banir o amianto quase cem anos depois em 29/11/2017 o STF proíbe o uso.
Já em 1930 se tinha conhecimento a respeito dos problemas que o amianto causava, dentre eles diversos problemas respiratórios e até mesmo o câncer. Nas fabricas Inglesas do século XIX, as empresas americanas de seguro já negavam o mesmo para pessoas que operavam nessas fábricas devida a alta mortalidade. Aqui no Brasil a aposentadoria para alguém que trabalhasse com o amianto era acelerada e ocorria com 20 anos no mesmo nível de numeração subterrânea cujas atividades eram exercidas afastadas das frentes de produção.
O único interesse de manter a produção e utilização de um mineral tão perigoso é alguém que detém o meio de produção por exemplo. É extremamente ruim para o pais, para o cidadão para a população de um modo geral, uma vez que os efeitos maléficos causados pelo mesmo são catastróficos. Eu acredito que nosso pais deve tratar com mais responsabilidade problemas deste tipo. E não permitir que casos como este se arrastem por tanto tempo. Comprometendo gerações, afinal os efeitos do amianto onerando sistemas de saúde, deixando indenizações entre outras medidas ainda serão colhidos, pois o tempo de latência do mesmo é de 20 a 30 anos.
...