O Banimento ou Não do Amianto
Por: RafaelPent • 27/6/2017 • Resenha • 327 Palavras (2 Páginas) • 228 Visualizações
TAREFA 3.2
O Amianto mata!
Os efeitos nocivos e cancerígenos causados pelo amianto já foram comprovados. Além das doenças crônicas, decorrentes do contato com o mesmo, como a asbestose, doença crônica pulmonar e doenças infecciosas do aparelho respiratório.
Segundo informações do Ministério da Saúde, somente no período de 2000 a 2010, houveram 2,4 mil mortes causadas somente pelo câncer do amianto, o chamado mesotelioma. Nessas 2,4mil mortes não estão consideradas as mortes por câncer de pulmão e do trato gastrointestinal, muitas vezes causadas pelo contato com o amianto.
Os números são alarmantes! Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que até 2030 serão 10 milhões de mortes relacionadas ao câncer do trato respiratório, pulmões e laringe. Mais alarmante ainda é saber que ainda existe toda uma discussão polêmica na validação da lei sobre o banimento ou não do uso do amianto.
Até quando irão legislar com base em cunhos econômicos e não legislar com base na segurança da saúde do trabalhador?
Sendo o Brasil um dos poucos produtores mundiais, é óbvio que há todo um interesse econômico em não suspender o uso do amianto. Muito se perderia economicamente.
Há vertentes que defendem seu uso alegando que a crisotila, uma variedade do amianto, não é prejudicial. E que o banimento de toda e qualquer variedade do amianto prejudicaria demasiadamente os exportadores da crisotila. Porém há diversos estudos e comprovações de que a crisotila é tão prejudicial quanto o amianto. E que seu uso também seria, portanto, extremamente prejudicial à saúde do ser humano.
Acredito que hajam interesses políticos e econômicos em banir o uso. Porém acredito mais ainda que independentemente de haver esses interesses há que se levar em conta o quão é nocivo esse produto e, por isso sou a favor do banimento.
Há que se preservar e zelar pela saúde do ser humano!
...