Resoponsabilidade social do engenheiro
Por: aberson • 14/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.895 Palavras (8 Páginas) • 369 Visualizações
RESPONSABILIDADE SOCIAL DO ENGENHEIRO
INTRODUÇÃO
A Responsabilidade Social é um tema recente no mundo, e ainda mais no Brasil. Não há um conceito exclusivo aceito como definição do que é Responsabilidade Social. A responsabilidade social do engenheiro é um compromisso com a sociedade e com a humanidade em geral. A engenharia é a ciência e a profissão que deve observar conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos para aplicá-los ao mundo em que vivemos, a fim de suprir nossas necessidades e favorecer o nosso desenvolvimento. O engenheiro deve visar e elaborar projetos, em todos os locais de trabalho, levando à sociedade e/ou organização o seu potencial de conhecimento do ponto de vista de agregar emprego, agregar natureza, agregar mobilidade, agregar transporte, agregar educação e demais situações. Assim, torna-se necessário que o engenheiro conheça as consequências dos efeitos resultantes de uma determinada atividade que podem ou não podem ser percebidos de imediato.
CONCEITUAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
Responsabilidade Social é a forma de gestão integrada, ética e transparente dos negócios e atividades e das suas relações com todas as partes interessadas (funcionários, sociedade, governo, fornecedores, meio ambiente, consumidores, comunidade), promovendo os direitos humanos e a cidadania, respeitando a diversidade humana e cultural, não permitindo a discriminação, o trabalho degradante, o trabalho infantil escravo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a redução da desigualdade social.
A origem da Responsabilidade Social está diretamente associada a um processo consolidado mundialmente em tempos anteriores e que inseriu na cultura mundial conceitos de mudanças: o Desenvolvimento Sustentável.
Mas, o que a engenharia e/ou engenheiro tem a ver com a questão da Responsabilidade Social¿
Para facilitar o entendimento sobre a questão Responsabilidade Social do engenheiro, buscamos antes de tudo, conhecer e observar o código de ética profissional do engenheiro estabelecido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia através da Resolução CONFEA nº 1002/2002 e, como destaque nesta resolução, citamos:
Artigo 6º O objetivo das profissões e a ação dos profissionais volta-se para o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimensões: como indivíduo, família, comunidade, sociedade, nação e humanidade; nas suas raízes históricas, nas gerações atual e futura.
Importante também destacar que, o campo de engenharia se distingue em vários ramos como por exemplo: aeronáutica, aeroespacial, agrícola, agronômica, ambiental, cartográfica, civil, da computação, de alimentos, de materiais, de minas, de pesca, de petróleo, de produção, elétrica, eletrônica, física, mecânica, mecatrônica, metalúrgica, naval, química, sanitária e têxtil. Seja qual for a sua área de atuação o engenheiro deve atuar com responsabilidade social. Segundo a legislação brasileira (Resolução 11/2002, da Câmara de Educação Superior) a formação do engenheiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
• aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais em engenharia;
• projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
• conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
• planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
• identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
• desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
• supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
• avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
• comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
• atuar em equipes multidisciplinares;
• compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissional;
• avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
• avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
• assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
Geralmente o engenheiro está associado a uma organização ao qual pertence ou presta serviço, nesse aspecto, é fundamental para o engenheiro desenvolver competências científica e tecnológica com gestão ética, procurando harmonizá-las em função de suas habilidades técnica, humana e conceitual.
[pic 1]
. Habilidade conceitual: que está diretamente associada à coordenação e integração de todas as atitudes e interesses da organização a qual pertence ou presta serviço;
. Habilidade técnica: a de executar sua habilidade específica;
. Habilidade humana: a de desenvolver o relacionamento humano pró ativo.
Bem como, deve se atentar a alguns princípios, assim, vamos observar a pirâmide do engenheiro socialmente responsável
[pic 2]
. Econômica: a sociedade espera que o profissional receba o que é justo.
. Técnica: a sociedade espera que o profissional seja capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas.
. Legal: a sociedade espera que as atividades desse profissional produzam serviços (processos e/ou produtos) que tenham padrões de segurança e obedeçam as leis, normas e demais estabelecidas.
. Ética: a sociedade espera que as tomadas de decisões por parte desse profissional seja resultado da análise e reflexão, honrando o direito dos outros.
. Social: a sociedade espera que esse profissional, enquanto dotado de decisão estratégica na empresa, faça-o contribuir com recursos para a comunidade, visando a melhoria da qualidade de vida.
Um dos valores crescentes, na atualidade, é uma visão social mais ampla e séria. Espera-se isto principalmente daqueles que estão em cargos de liderança, comumente ocupados por engenheiros (e, também, outras categorias). A sociedade está cobrando das empresas e de seus dirigentes uma postura socialmente responsável. Esta cobrança social faz com que as empresas busquem cada vez mais funcionários que tenham uma postura ética e que tenham conhecimento (e prática) em sustentabilidade e em gestão (e conduta) baseada na Responsabilidade Social.
...