Resposta exercicio de quimica unip
Por: christiana22222 • 15/5/2015 • Trabalho acadêmico • 691 Palavras (3 Páginas) • 3.224 Visualizações
[pic 1]
Disciplina: Química Aplicada
Alunos:
Professora: Ana Lisa B. Matias
Lista de Exercício
- (III) Implementar obras de saneamento básico e construir estações de tratamento de esgotos.
- Falar sobre um assunto tão polemico e bem complexo, e bem fácil perceber o quanto esse assunto gera conflitos, e assim será, as guerras por este sustentáculo da vida se tornará cada dia mais real, onde já existe no mundo grandes casos de conflitos. O mau uso da água em todo planeta, as contaminações por agrotóxicos, a grande utilização da água na indústria, tudo isso são desperdícios que poderiam ser evitados, fazendo assim uma grande preservação deste bem. Os últimos dados da ONU já afirmam que até a metade do século mais 7 Bilhões de pessoas sofreram com a escassez da água no mundo, então fica fácil perceber o porque devemos preservar, para que no futuro bem próximo não venhamos a sofrer com grandes guerras que certamente será por este sustentáculo.
- As águas subterrâneas, como seu próprio nome já diz, são aguas encontradas na superfície do solo, ou seja, ‘ nos poros ou fraturas das rochas que formam grandes reservatórios denominados aquíferos. ’ São Grandes os problemas das águas subterrâneas elas estão relacionadas com o grande índice de poluição Agrícola, Industrial e também da poluição Urbana. (Os pesticidas, venenos, que a chuva leva para o solo) a degradação dos recursos Hídricos, a impermeabilização do solo, desfio de rios para construções, lixões, aterros mal operados, acidentes com substâncias tóxicas, atividades inadequadas de armazenamento, manuseio e descarte de matérias primas, produtos, efluentes e resíduos em atividades industriais, como indústrias químicas, metalúrgicas entre outras. Atividades minerárias que expõem o aquífero, sistemas de saneamento "in situ", vazamento das redes coletoras de esgoto, o uso incorreto de agrotóxicos e fertilizantes, bem como a irrigação que pode provocar problemas de salinização ou aumentar a lixiviação de contaminantes para a água subterrânea, entre outras.
- Primeiro Passo chamado de bombeamento de água bruta, à água e bombeada até a estação de tratamento, depois disso a água passa pelos processos de tratamento que serão explicados a seguir.
Segundo Passo é a adição de cloro, cal e sulfato de alumínio, ou seja, e a Pré-cloração, Pré-alcalinização e a Coagulação assim que a água chega à estação para facilitar a retirada de matéria orgânica e metais, passando pela calha Parshall.
Terceiro Passo chamado de floculação, é a etapa onde a água e movimentada para que os coagulantes se misturem criando flocos.
Quarto Passo: Decantação, e o processo que ocorre logo depois da floculação, a agua entre nos tanques de tratamento, onde os flocos são retirados da água.
Quinto Passo: Filtração, a água e encaminhada para os filtros onde passa pelo processo de filtração, onde serão removidos os resíduos que sobraram da decantação.
Sexto Passo: Desinfecção, a água já limpa vai receber o cloro, cal, flúor para eliminar germes que podem estar presentes e garantir que ela continue assim nas redes de distribuição e nos reservatórios.
Sétimo Passo: Após o tratamento, a água tratada é armazenada inicialmente em reservatórios de distribuição.
Oitavo Passo: Após o armazenamento inicial, a água passa para os reservatórios de bairros, espalhados em regiões estratégicas das cidades.
...