Resumo 1 Semestre De Economia
Casos: Resumo 1 Semestre De Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jukrei • 3/10/2013 • 1.163 Palavras (5 Páginas) • 726 Visualizações
Economia de mercado = Sistema Capitalista
Economia centralizada = Sistema Socialista ou ainda Economia Planificada
Economia: é a ciência social que estuada como a sociedade deve empregar seus recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribui-lo entre as varias pessoas e grupos da sociedade, afim de satisfazer as necessidades humanas.
Economia: PRECNED: produção, reservas, escassez, ciências sociais, necessidade, escolha e distribuição.
Necessidade humana: é a manifestação de desejo de obter um bem econômico para contribuir em sua sobrevivência ou sua realização social.
Bens econômicos: materiais e imateriais.
Teoria de Maslow: toda necessidade alcançada, da lugar a um nova assim que transposta, sem ter suas necessidades básicas atendidas quase nenhum ser humano busca realização ou status.
Não importa o pais: recursos limitados X necessidades ilimitadas.
Problemas econômicos fundamentais: o que e quanto produzir (mercado de bens e serviços), como produzir, para quem produzir (mercado de fatores e de produção).
CPP Curva de possibilidade de produção: gráfico demonstrativo da produção de bens em curva. Expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe no momento.
Trade-off: situação conflitiva, exemplo de um gráfico com ponto interno da curva de produção.
Custo de oportunidade: desvia parte da linha de produção de um bem para beneficio do outro.
Deslocamento da CPP: para direita e para cima, indica crescimento ou aproveitamento dos recursos, ou melhorias tecnológicas e mão de obra, pois permite aumento dos dois bens comparados.
Fluxos reais e monetários: temos as famílias (unidades familiares) e a empresa (unidade Produtora), as famílias tem os fatores de produção (mão de obra, terra, e capital) e fornecem para as empresas através do mercado de fatores de produção. A empresa combina fatores de produção e produz bens de e serviços, fornecendo as famílias no mercado de bens e serviços. Esse fluxo gera o Fluxo real da economia, pois tanto empresa quanto família tem um papel duplo, ora uma demanda, ora ela oferece.
Remunerações dos fatores de produção: salario, juro, aluguel e lucro (capital físico empregado).
Fluxo monetário da economia: famílias consomem bens e serviços geram lucro a empresa, que por sua vez paga salario a as famílias que fornecem fatores de produção, também chamado de fluxo básico, o completo leva em consideração o setor publico e externo.
No mercado de bens e serviços pela oferta e procura definisse os preços (o que e quanto produzir) e no mercado de fatores e produção determinado por salários, juros, alugueis e lucro, definisse para quem produzir.
Bens de capital: faz parte do capital ativo da empresa, como maquinas, é todo aquele que contribui para a produção de novos bens, mas não se desgasta totalmente.
Bens de consumo: atende as necessidades humanas, existem os duráveis e os não-duráveis.
Bens intermediários: são aqueles que não podem ser consumidos, precisam ser trabalhados ou agregados a outros, como matéria prima, insumos e componentes.
Micro economia: formação de preço em mercados específicos, como empresas e consumidores interagem para a formação do preço, para satisfação de ambos.
Macroeconomia: com foco a curto prazo, observando o PIB, investimentos agregados, poupança agregada, nível geral dos preços...
Economia internacional: transações financeiras de residentes e não residentes de um pais e suas relações econômicas.
Desenvolvimento econômico: como a macroeconomia, mas com foco à longo prazo.
Mercantilismo: acumulação de riquezas para a nação, acabou estimulando guerras. XVI
Fisiocracia: a terra era a única fonte de riqueza, produzir bens com a ajuda da natureza, surgiu em reação ao mercantilismo pelos franceses em XVIII.
Os clássicos
- Adam Smith (1723-1790): precursor da moderna teoria econômica autor de A Riqueza das Nações (recomendações politicas), acreditava na concorrência livre sem interferências, como guiados por uma “mão invisível”, principio do Liberalismo a concorrência traria o bem-estar a sociedade. Acreditava no trabalho humano “teoria do valor-trabalho”, e na especialização da mão-de-obra.
- David Ricardo (1772-1823): Teoria das vantagens comparativas, o porque deve-se negociar com alguém, mesmo que se tenha o bem que esta negociando, aumentando o comercio.
- John Stuart Mill (1806-1873): sintetizador do pensamento clássico.
- Jean-Baptiste Say (1768-1832): Criou a Lei de Say, onde “a oferta cria sua própria procura”, o aumento de produção transforma-se em renda dos trabalhadores e empresários, que gastam na compra de novas mercadorias e serviços. Pilar da macroeconomia clássica a te meados do século XX.
- Thomas Malthus (1766-1834): primeiro a preocupar-se com
...