Resumo Calorimetria E Capacidade Calorífica
Monografias: Resumo Calorimetria E Capacidade Calorífica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mari2013mari • 30/11/2013 • 323 Palavras (2 Páginas) • 537 Visualizações
Calorimetria:
Calorimetria é a forma de estudo experimental em que se mede a variação de temperatura entre os corpos em contato.
A melhor forma de se medir essa variação de temperatura é se utilizando um aparelho chamado calorímetro, isto é, uma bomba calorimétrica, no qual se consegue um sistema parcialmente isolado, sem muita influencia do ambiente externo, se medindo a temperatura inicial e final da água.
Termodinâmica:
Termodinâmica é o ramo da física que se estuda os efeitos e causas de mudanças na temperatura, pressão, volume e outras grandezas derivadas.
Em nosso caso especifico, estudaremos as diferenças entra as transformações espontâneas e não-espontâneas.
Capacidade calorifica:
Para se calcular a quantidade de calor liberada ou absorvida durante a reação é necessário conhecer, previamente, a capacidade calorifica do calorímetro.
Capacidade calorifica é a quantidade de calor necessário para um corpo elevar a temperatura em 1oC.
Transformações espontâneas:
Transformações espontâneas são aquelas que ocorrem naturalmente sem necessitar de um efeito externo influenciando. Em transformações espontâneas há a variação de energia.
Entropia é a determinação da ordem ou desordem do sistema, quanto mais desorganizado o sistema, maior sua entropia.
Podemos determinar se uma reação é espontânea ou não-espontânea a partir de um relação entre entropia e entalpia.
Se o processo ocorre diminuição de entropia e aumento de entalpia, o processo será não-espontâneo. Se o processo ocorre diminuição de entalpia e aumento de entropia, o processor será espontâneo.
Se no processo ocorre o aumento ou diminuição da entropia e entalpia, é necessário outra grandeza que relaciona entropia e entalpia, que é a Energia livre de Gibbs dada pela formula:
∆G = ∆H – T *∆S
A partir da energia livre de Gibbs podemos determinar se um processo é capaz de realizar trabalho. Em processos espontâneos a capacidade de realizar trabalho diminui, ou seja, a energia livre é menor que zero. Em processos não-espontâneos a capacidade de realizar trabalho aumenta, ou seja, a energia livre é maior que zero.
...