Resumo - Emulsões Cárneas
Por: stephanieleme • 17/10/2019 • Resenha • 250 Palavras (1 Páginas) • 103 Visualizações
Resumo - Emulsões Cárneas
EMULSÃO: Mistura estável de dois líquidos imiscíveis num sistema heterogêneo, em que um deles está disperso sob a forma de pequenas gotículas ou glóbulos (de diâmetro entre 0,1 a 5,0 μm)no outro.
São do tipo O/A
[pic 1]
Consiste de uma matriz de tecidos muscular e conectivo ou fragmentos de fibras, suspensas num meio aquoso contendo proteínas solúveis e outros constituintes musculares também solúveis.
Ingredientes Cárneos:
Os cortes cárneos podem ser classificados segundo o seu poder de liga (capacidade de reter água e emulsionar gorduras).
Os cortes com baixo poder de liga são denominados “enchedores”, ou “carne de enchimento”, sendo sua utilização justificada pelo razoável valor nutritivo e baixo custo.
[pic 2]
- Água: Além de melhorar a qualidade e estabilidade da emulsão, serve para compensar perdas durante o cozimento e defumação.
- Sal: Conferir sabor; contribuir para a conservação; aumentar a solubilidade e a extração das proteínas miofibrilares da carne (agente emulsionante).
- Sais de cura: Conferem sabor, aroma e cor; tem efeito conservador (Clostridium botulinum).
- Fosfatos Alcalinos: Aumento da força iônica; estabilização do pH; aumento CRA das proteínas da emulsão; ação antioxidante.
- Substâncias ligadoras: De origem vegetal - Proteínas derivadas da soja; ligadores de origem animal – Caseinato de sódio.
- Substâncias de enchimento: Substâncias com baixo teor de proteína e cujo principal componente é o carboidrato. Capazes de reter grande quantidade de água, mas pouco contribuem para a emulsificação. Ex.: Amidos e féculas.
FATORES QUE AFETAM A ESTABILIDADE
Disponibilidade proteica. Gordura (tamanho da partícula e quantidade de gordura). Velocidade de mistura. pH. Temperatura.
...