Resumo Estação Elevatória
Por: Janetty Barros • 28/4/2020 • Artigo • 654 Palavras (3 Páginas) • 198 Visualizações
Current Status
As estações elevatórias são amplamente utilizadas em sistemas de transporte de águas residuais. Estações elevatórias para poços secos são usadas na indústria há muitos anos. No entanto, a tendência atual do setor é substituir as estações elevatórias para poços secos de tamanho pequeno e médio (geralmente menos de 24.000 litros por minuto ou 6.350 galões por minuto) por estações submersas, principalmente por causa de custos mais baixos, menor área ocupada e operação simplificada e manutenção.
O bombeamento de velocidade variável é frequentemente usado para otimizar o desempenho da bomba e minimizar o uso de energia.
Estão disponíveis vários tipos de equipamentos de bombeamento de velocidade variável, incluindo inversores de frequência e tensão variáveis, acoplamentos de corrente de Foucault e inversores mecânicos de velocidade variável. O bombeamento de velocidade variável pode reduzir o tamanho e o custo do poço úmido e permite que as bombas operem com a máxima eficiência sob uma variedade de condições de fluxo.
Como o bombeamento de velocidade variável permite que a descarga da estação de elevação corresponda à entrada, apenas o volume nominal de armazenamento de poço úmido é necessário e o nível de água do poço é mantido a uma elevação quase constante.
O bombeamento de velocidade variável pode permitir que uma determinada faixa de fluxo seja alcançada com menos bombas do que uma alternativa de velocidade constante. Estações de velocidade variável também minimizam o número de partidas e paradas da bomba, reduzindo o desgaste mecânico. Embora exista um potencial significativo de economia de energia para estações com grandes perdas por atrito, isso pode não justificar os custos adicionais de capital, a menos que o custo da energia seja relativamente alto. O equipamento de velocidade variável também requer mais espaço dentro da estação elevatória e pode produzir mais ruído e calor do que as bombas de velocidade constante.
As estações elevatórias são instalações complexas com muitos sistemas auxiliares. Portanto, eles são menos confiáveis do que o transporte de águas residuais por gravidade. No entanto, a confiabilidade da estação elevatória pode ser significativamente aprimorada, fornecendo equipamentos de reserva (bombas e controles) e sistemas de alimentação de emergência. Além disso, a confiabilidade da estação elevatória é aprimorada usando bombas não obstruídas, adequadas para a qualidade específica das águas residuais e aplicando sistemas de alarme de emergência e controle automático.
O baixo custo do transporte de águas residuais por gravidade e os custos mais altos de construção, operação e manutenção de estações elevatórias significam que o bombeamento de águas residuais deve ser evitado, se possível e tecnicamente viável. O bombeamento de águas residuais pode ser eliminado ou reduzido ao selecionar rotas alternativas de esgoto ou estender um esgoto por gravidade usando a perfuração direcional ou outros métodos avançados de escavação profunda. Se tais alternativas forem viáveis, uma análise de custo-benefício pode determinar se uma estação de elevação é a opção mais viável.
...