Resumo O método nas ciências
Por: stefanhack • 16/6/2015 • Resenha • 548 Palavras (3 Páginas) • 339 Visualizações
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS[pic 1]
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
METODOLIGIA CIENTÍFICA
PROF.: Sabina Maura Silva
Resumo: “O método nas ciências naturais”
Stefan Hackner
Abril de 15
Belo Horizonte
Quando elaboramos um modelo, a quantidade de variáveis é essencial para a complexidade dele. Por isso o método de elaboração, que é definido pelo conjunto de regras ou critérios que utilizamos para resolver um problema são bem gerais, porém não infalíveis.
O método científico em especial, resolve seus problemas através de suposições e hipóteses e não a partir de observações puras, sem as ideias preconcebidas por parte do cientista. Na prática, qualquer observação feita por um cientista, ele deve realizar essa coleta de dados com base nos seus conhecimentos previamente adquiridos para resolução da maneira mais eficiente de um problema.
Sempre que elaboramos uma hipótese, é fundamental que as mesmas sejam testadas experimentalmente, pois dessa maneira, com as observações ou dados coletados, é possível elaborar novas hipóteses ou teorias que explicam melhor uma teoria apresentada anteriormente, apresentando um melhor embalsamento para testar com melhores critérios um problema já criado.
Entretanto sempre devemos considerar nossos palpites na criação de uma hipótese errados, enfatizando a importância do teste experimental pois hipóteses são apenas soluções provisórias que muitas vezes se aplicam somente a um caso, o que torna muito difícil a afirmar de forma conclusiva a sua veracidade. Voltando à ciência, as hipóteses científicas são passíveis de serem refutadas muito facilmente, por isso ao testarmos uma hipótese, precisamos de controlar ao máximo fatores que podem implicar em um teste inconclusivo. Ter um grupo controle, em que monitoramos todas as variáveis que conduzem ao resultado inexperado é fundamental para o teste de uma hipótese.
A partir dos conceitos citados anteriormente, foi criado o conceito de leis científicas que são definidas por hipóteses gerais que foram testadas e receberam o apoio experimental e que pretendem descrever relações ou regularidades encontradas em certos grupos de fenômenos. Então os cientistas usam um conjunto de leis para buscar explicar os fenômenos observados.
Com o conjunto de leis, pois as mesmas dificilmente são isoladas, fazem parte de teorias definidas por uma reunião de leis, hipóteses, conceitos e definições interligadas e coerentes, alocando um caráter explicativo ainda mias geral que as leis. Dessa maneira, as teorias elas procuram explicar fenômenos que foram observados antigamente, e nos dá condições de explicar fenômenos que não foram observados ainda, porém que são cabíveis de aceitação.
Pode se afirmar que uma teoria científica refere-se mais a objetos e mecanismos ocultos e desconhecidos, pois no dão condições ideais de uma modelagem que é uma representação hipotética dos fenômenos que por razões tecnológicas não são possíveis de observação. Assim que progredimos na ciência, é possível construirmos cada vez modelos mais complexos que imprimam com mais exatidão fenômenos que não são cabíveis de mensuração direta.
...