Resumo: Obsolescência Planejada ou Programada
Por: Mariana Sibalde • 20/4/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 370 Palavras (2 Páginas) • 245 Visualizações
Resumo: Obsolescência Planejada ou Programada
Nos dias atuais podemos perceber frequentemente produtos sendo deixados de serem usados por conta de se tornarem obsoleto em um curto tempo. Constantemente podemos perceber os consumidores reclamando e comprando materiais novos, por serem obrigados a deixar de lado os antigos, assim as empresas estão sempre inovando seus produtos para que os antigos se tornem obsoletos rapidamente e incentivando o comprador a se interessar em seus novos materiais, até então as industrias conspiram sempre para reduzir a vida útil com fins lucrativos.
Podemos definir tudo isso como obsolescência programada ou planejada, utilizada nos dias atuais pelas empresas de equipamentos elétricos e eletrônicos, assim fazendo com que suas industrias lucrem bem mais.
Assim então temos um exemple em vista, de uma lâmpada de apenas 60 watts que está acesa desde 1901, ela está localizada na Califórnia em uma central de bombeiros que esta acesa a 117 anos, até então os cientistas não se sabem o real motivo de ela nunca ter parado de funcionar até os dias atuais.
A famosa lâmpada tem três hipóteses para estar acesa ate hoje, a primeira é a teoria de Matt, que se diz que a lâmpada foi ligada e desligada frequentemente que o filamento queimou a uma taxa constante sem ter que esfriar e aquecer novamente, fazendo com que aja um impulso térmico. A segunda teoria é a que a lâmpada tenha tido um acidente perfeito, impulsando a ser completamente incrível, seu filamento, seu tamanho, acabamento e ela inteira por si. E a terceira e ultima teoria é a que se diz que ela tenha sido muito bem planejada pelo seu criador Adolf Chaillet e por a empresa que a fabricava Shelby Eletric Company.
Contudo oque se diz sobre Obsolescência planejada ou programada, tenho duas opiniões sobre a tese, minha primeira colocação é que é uma boa em relação aos produtos, pois eles estão sempre sendo inovados e a cada dia facilitando o dia a dia do consumidor. E a segunda que não seria uma boa, pois as empresas aproveitam a oportunidade para aumentar os preços das mercadorias, fazendo com que os cliente gastem bem mais, comprando algo sem necessidade, ficando cada vez mais com dividas e tendo mais gastos no seu dia a dia.
...