Resumo Sobre Gravitação
Por: Mayaral_ • 16/11/2020 • Trabalho acadêmico • 525 Palavras (3 Páginas) • 152 Visualizações
Resumo de Gravitação
Os vídeos em questão falam sobre a lei do universo, onde é mostrado de diversos ângulos as teorias e leis estudado pelo matemático Johannes Kepler, pelo cientista Albert Einstein, pelo astrônomo Cláudio Ptolomeu, o Padre Nicolau Copérnico, o filósofo Giordano Bruno, por Galileu Galilei, Newton, pelo que a religião católica acredita e muitos outros.
Um desses ângulos foi a questão do sistema heliocêntrico de Copérnico, onde acredita que o sol era o centro do universo e a terra e todos os planetas giram ao seu redor, porém para Ptolomeu o sistema era ao contrário sendo assim chamado de Geocêntrico que a terra era o centro do universo e o sol e os planetas giravam ao seu redor. Segundo Newton através de suas teorias prova a lei da gravitação que é se dois corpos possuem massa, ambos sofreram uma força de atração mútua proporcional às suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa seus centros de gravidade, onde quanto maior a massa dos objetos e mais perto estiverem maior a força entre eles garantindo assim estabilidade e evolução ao universo, sendo a força gravitacional responsável pela movimentação dos planetas. Já Para Einstein havia uma deformação no espaço seguindo teoricamente sua segunda lei.
Kepler desenvolve suas próprias leis que são:
1º Lei das Orbitas - onde todos os planetas descrevem uma linha com o sol em um dos focos,
2º Lei das Áreas - O segmento que une o sol a um planeta descreve áreas iguais em intervalos de tempo iguais, onde o ponto mais próximo do sol é chamado de periélio e o mais distante de afélio.
3º Lei dos Períodos - O quociente dos quadrados dos períodos do planeta e o cubo de suas distâncias médias do sol é igual a uma constante k, igual a todos os planetas, logo o período do planeta que orbitam mais perto do sol tem uma duração mais curta e o mais distante tem uma duração mais lentos.
Cada um tinha um pensamento e teoria diferente sobre o universo. Essa busca existiu em todas as civilizações, em todos os tempos, mas a forma de buscar essa explicação variou muito o mito, a filosofia, a religião e a ciência procuraram dar uma resposta às questões fundamentais. A ciência mostra que as teorias mudam sempre, que há sempre descobertas inesperadas no universo.
A força gravitacional é responsável por tudo que acontece no universo, desde o brilho da lua até a origem e formas das galáxias e seu movimento em torno do planeta só acontece devido a uma velocidade tangencial e a força de gravitação, ela atua e faz-se presente também nas relações dos cometas.
Enfim os vídeos fazem uma passagem pelos mistérios dos universos desde a antiguidade que levou ao sistema de Ptolomeu até as de Copérnico que propôs o sol como centro do universo, despertando assim novas ideias e das proposições de Kepler, Newton e Galileu surgiram conceitos e leis de grande importância como as leis de Kepler e da gravitação universal. Já Einstein sugere uma nova compreensão do universo e assim evolui a ciência, e o espaço continua instigando a curiosidade humana e alimentando a imaginação dos povos.
...