Robótica e Robos Industriais
Por: oliveira_jose • 12/3/2016 • Trabalho acadêmico • 435 Palavras (2 Páginas) • 232 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
curso de pós graduação em especialização em automação industrial
josé Roberto de oliveira- RA 813009
Seleção de um robô para uma aplicação de carga e descarga de máquinas ferramenta
...............................................................................................................................
Guarulhos
2015
josé Roberto de oliveira
Seleção de um robô para uma aplicação de carga e descarga de máquinas ferramenta
Estudo de caso apresentado ao Curso de Pós Graduação em Especialização em Automação Industrial da Faculdade ENIAC para a disciplina Robôs e Robótica Industrial.
Prof. Marcus Valério
Guarulhos
2015
Estudo de Caso – Seleção de um Robô para uma aplicação de carga e descarga de máquina ferramenta
Conforme proposta, foram selecionados quatro fabricantes e dentre a gama de produtos, foram selecionados modelos que atendem ao propósito principal, carga e descarga em máquinas ferramentas. Segue relação das marcas e respectivos modelos.
- Motoman → HP20 FS100;
- KUKA → KR 20-3;
- Fanuc → CR-20iA;
- Staubli → RX160;
Para a análise realizada entre marcas e modelos, foram observados se suas características se enquadram aos requisitos referidos conforme tabela abaixo.
Tabela 1 - Requisitos requeridos
[pic 2]
CONCLUSÃO
Abaixo segue tabela comparativa com os dados coletados de acordo com referências dos fabricantes e respectivos modelos de robôs:
[pic 3]
De acordo com a tabela, o robô que mais se adequa à atividade proposta é o STAUBLI RX160. Esta afirmação é pelo fato de que o mesmo atende à praticamente todos os requisitos solicitados na proposta, salvo a altura do manipulador. Porém neste quesito, nenhum dos equipamentos atenderiam a altura máxima do manipulador requisitada (máx. 1500 mm) e, dentro do portfólio de todos os fabricantes, não foram encontrados equipamentos que se enquadrassem nesta característica.
Para enquadrar qualquer uma das máquinas analisadas, uma sugestão seria limitar a altura do manipulador na programação do robô, ou seja, programar o mesmo para que em seu trajeto, o manipulador não ultrapasse a altura máxima.
No mais, o robô da Staubli se destaca pela velocidade média dos eixos e repetibilidade, além de ser o mais leve entre os analisados.
Principais características do robô Staubli RX160:
- Pulso – classificação IP67, submersível, robustez;
- Sistema de engrenagem de redução precisa, flexibilidade e velocidade, alta rigidez, manutenção reduzida;
- Estrutura rígida e enclausurada;
- Múltiplos métodos de montagem.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
KUKA Robotics. São Paulo, 2015. Disponível em:
...