SEGURANÇA DO TRABALHO MAPA DE RISCO
Por: Nardes ? • 14/6/2019 • Relatório de pesquisa • 2.209 Palavras (9 Páginas) • 281 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP
ERGONOMIA, ACESSIBILIDADE E SEGURANÇA DO TRABALHO- ENGENHARIA CÍVIL
5º Semestre
SÃO PAULO
2019
5º Semestre
Nomes: André, Henrique, Jaílson, Natalia, Ronilson.
Gerenciamento de riscos.
Ergonomia, Acessibilidade e Segurança do trabalho.
SÃO PAULO
2019[pic 1]
André Nardes, D474HG-7; Turma: EC4P13;
Henrique Lima, N2187E-3; Turma: EC4P13;
Jailson dos Santos, D493IH-7; Turma: EC4P13;
Natalia Braga Magalhães, D385470; Turma: EC5Q13;
Ronilson Jardim Sousa, D448692; Turma: EC5Q13.
Ergonomia, acessibilidade e segurança do trabalho: Gerenciamento de riscos.
Professor: Leonardo Armesto.
Nota:
Data: __/__/2019[pic 2][pic 3]
SUMÁRIO
1.0 Apresentação Geral do Projeto...............................................................................5
2.0 Definição do Problema............................................................................................7
3.0 Objetivos.................................................................................................................8
3.1 Objetivo Geral..............................................................................................8
3.2 Objetivo Específico do gerenciamento de risco............................................8
4.0 Analise de tecnologias/ferramentas......................................................................9
5.0 Descrição da solução............................................................................................11
6.0 O Desenvolvimento do Gerenciamento de Risco..................................................14
7.0 Conclusão.............................................................................................................16
8.0 Referências Bibliográficas....................................................................................17
[pic 4]
- APRESENTAÇÃO GERAL DO PRJETO[pic 5]
Realizar um projeto de gerenciamento de riscos em empresas e/ou em canteiros de obras tem se tornado cada vez mais importante, tanto na organização quanto na prevenção de futuros acidentes.
Identificar e resolver futuros riscos é peça chave para o desenvolvimento estável tanto de uma obra quanto de uma empresa. Manter a integridade física de seus trabalhadores passa se tornar cada vez mais fácil e acessível.
O Gerenciamento de riscos é algo que merece muita atenção e que as empresas devem planejar antecipadamente para que os riscos não causem grandes impactos comprometendo o sucesso.
Primeiramente é necessário identificar e entender o real motivo dos acontecimentos para facilitar o processo.
- O primeiro passo é planejar o gerenciamento dos riscos, mesmo não sabendo com qual risco iremos lidar futuramente, mas devemos planejar como encontra-lo e estarmos preparados para tomar a decisão correta futuramente.
- O segundo passo é identificar todos os riscos envolvidos no projeto, com uma lista, uma tabela ou até mesmo uma planilha, usando-a sempre que necessário, e verificando se pode dar certo ou errado o que estamos planejando, nessa etapa para sanar o problema é necessário a ajuda através de informações e pesquisas.
- O terceiro passo é a qualificação dos riscos através de duas analises:
- Analise qualitativa: É quando se é dado a priorização nos riscos, dando atenção aos que possivelmente possam ocorrer, ou que podem gerar grandes impactos no projeto.
- Analise quantitativa: Esta por sua vez demonstra o impacto de tempo e dinheiro que os riscos podem causar ao projeto, fornecendo números, dias, horas e valores que a empresa e/ou canteiro de obra terão caso ocorram possíveis acidentes.
Diante desses passos, torna-se claro que planejar, identificar e qualificar são passos necessários para a solução e prevenção de grandes problemas que iremos encontrar no dia-a-dia de uma empresa ou de uma obra.
- DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Visando evitar grandes problemas, muitas empresas buscam nos gerenciamentos de riscos estarem preparadas para o bom funcionamento de suas atividades e a segurança de seus profissionais.
E mesmo contando com tais projetos, os riscos de acidentes continuam propensos a acontecer, tendo em vista, que uma pequena desatenção ao manusear uma ferramenta, por exemplo, pode causar um acidente de grandes proporções, desencadeando sérios problemas tanto ao funcionário quanto a empresa.
Sabendo disso, definir um problema como esse é tarefa fundamental de um projeto de gerenciamento de risco, o mesmo não tem a função apenas de definir, mas é aliado direto a prevenção de futuros acidentes.
- OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Gerenciamento de riscos é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização, no sentido de minimizar ou aproveitar os riscos e incertezas sobre essa organização.
3.2 OBJETIVO ESPECIFICO DE GERENCIAMENTO DE RISCO
Alinhar o apetite a risco com a estratégia adotada – os administradores avaliam o apetite a risco da organização ao analisar as estratégias, definindo os objetivos a elas relacionados e desenvolvendo mecanismos para gerenciar esses riscos.
Fortalecer as decisões em resposta aos riscos – o gerenciamento de riscos corporativos possibilita o rigor na identificação e na seleção de alternativas de respostas aos riscos – Como evitar, reduzir, compartilhar e aceitar os riscos.
Reduzir as surpresas e prejuízos operacionais – as organizações adquirem melhor capacidade para identificar eventos em potencial e estabelecer respostas a estes, reduzindo surpresas e custos ou prejuízos associados.
Identificar e administrar riscos múltiplos e entre empreendimentos – toda organização enfrenta uma gama de riscos que podem afetar diferentes áreas da organização. O gerenciamento de riscos corporativos possibilita uma resposta eficaz a impactos inter-relacionados e, também, respostas integradas aos diversos riscos.
...