Segurança de equipamentos de alto risco
Por: marcosleotim • 8/4/2015 • Artigo • 869 Palavras (4 Páginas) • 646 Visualizações
FORMULÁRIO PARA ELABORAÇÃO DO PRÉ-PROJETO
Curso TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL
RA _________ Aluno________ Serie 6ª.
Tema de pesquisa SEGURANÇA ELETRÔNICA EM EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS DE ALTO RISCO
Delimitação do Tema
Segurança física do operador é um assunto de extrema importância no meio industrial. Apesar de várias indústrias investirem alto com equipamentos que resguardam a vida do funcionário muitos negligenciam querendo reduzir custos. A eletrônica dispõe de diversos dispositivos que atuam para supervisionar os processos garantindo a segurança. Em conjunto com a norma regulamentadora NR-12, utilizaremos o dispositivo "Chave Eletromecânica" como sistema complementar de proteção em uma prensa hidráulica atuando quando seu campo de ação for ultrapassado.
A Nota Técnica 16, publicada em março de 2005 pelo Ministério do Trabalho e Emprego vem substituindo a Nota Técnica 37 de 2004 trazendo alguns elementos indispensáveis para a segurança dos operadores em prensas e equipamentos similares. Dentre os quais se destacam: a proteção da zona de prensagem ou de trabalho por meio de enclausuramento ou de cortinas de luz; a presença de dispositivos de parada de emergência; as especificações sobre as formas de acionamento (pedais e comandos bimanuais); o enclausuramento das transmissões de força; e algumas especificações de segurança para equipamentos similares (LIMA, 2008).
Formulação do Problema (Problematização)
A indústria moderna, com o aumento de sua demanda produtiva, adaptou seus equipamentos a esse novo cenário, automatizando-os, mas ainda encontra dificuldades na eliminação de problemas crônicos de acidentes decorrentes de falhas nos dispositivos de segurança.
Os riscos mecânicos são originados das atividades que envolvem máquinas e equipamentos, são responsáveis pelo surgimento das lesões, esses acidentes são originadas com máquinas e equipamentos sem as devidas proteções, ferramentas defeituosas ou inadequadas (TOSTES, 2003).
Segundo Anuário Estatístico da Previdência Social (2012) De acordo com levantamento apurado pelo ministério do trabalho cerca de 46% dos acidentes ocorridos no ano de 2012 aconteceram na indústria. As maiores incidências nos acidentes foram 9,84% ferimentos do punho e mão, 6,99% fraturas no punho e na mão. Estudo apresentado pela previdência social, revela que as prensas foram responsáveis por 42% dos casos de esmagamento de dedos ou mão e 36% dos casos de amputação.
Vemos que apesar do avanço tecnológico o número de acidentes é muito alto, além do que a negligencia dos operadores ainda é muito grande.
Hipótese
Mesmo com tanta modernização e projetos ousados, a engenharia atual depara com situações de grau de dificuldade, bem elevados, na concepção de equipamentos industriais, e de modo bem especial “As prensas hidráulicas“.
O investimento também é bem elevado, nos quesitos de segurança, mas mesmo assim, ainda torna-se viável pensando num todo; quantos acidentes poderiam ser evitados, processos e indenizações? Pois bem, o melhor questionamento deve partir ainda nos esboços dos projetos: como desenvolver um equipamento de alto desempenho que traga confiabilidade e segurança no seu uso?
A solução pode ser encontrada no próprio mercado dos componentes de automação, e como alternativa o componente pesquisado e estudado para mudar, pelo menos em parte, o cenário das estatísticas, é parte integrante de um sistema de malha fechada, o qual proporciona total controle de processo pela sua construção robusta e simplificada: uma chave de cames rotativa eletromecânica, que em funcionamento normal, garante que todos os passos de um programa de produção de uma prensa sejam executados.
Objetivo Geral
...