Separação e Identificação de Aminoácidos
Por: Ana Alice Venturin • 2/11/2018 • Trabalho acadêmico • 345 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
Separação e identificação de aminoácidos por cromatografia em papel
Resultados e discussão
A partir da cromatografia em papel foram obtidos os seguintes valores de RF:
Rf(Aspartico)=0,7/14,4=0,048
Rf(Isoleucina)=7,3/14,4=0,506
Rf(Prolina)=1,4/14,4=0,097
Mistura X: Rf1=1,4/14,4=0,097
Rf2= 7,0/14,4= 0,486
Como a cromatografia permite a separação dos aminoácidos através do cálculo da distância de locomoção devido à regra de polaridade entre os aminoácidos e os solventes, a fase móvel se constitui de elementos bem menos polares que a fase estacionária, constituída de água.
Na prática, o solvente contido no fundo da cuba em contato com o papel, por capilaridade, se movimentou de forma ascendente. A partir desse movimento, a fase móvel arrastou as substâncias de forma diferente de acordo com a afinidade destas com as fases móvel e estacionária.
[pic 1] [pic 2] [pic 3]
(ácido aspártico) (prolina) (isoleucina)
Sendo assim, observamos que o ácido aspártico possui uma atração maior pela fase estacionária, percorrendo uma distância menor, tendo então o menor Rf. Isso ocorre porque o grupo R do aspartato é carregado negativamente. Já a prolina possui pouca atração pela fase estacionária de modo que percorreu uma distância um pouco menor que o ácido aspártico. Enquanto a isoleucina possui mais afinidade com a fase móvel, sendo apolar, o que fez com que o aminoácido percorresse uma distância maior que os outros. Através dessa análise e com os resultados obtidos de Rf’s podemos concluir que os aminoácidos presentes na mistura X são: Prolina e Isoleucina.
(Colar folha dos resultados)
...