ÁCIDOS AMINO
Tese: ÁCIDOS AMINO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Darlenebber • 9/11/2014 • Tese • 847 Palavras (4 Páginas) • 467 Visualizações
CURSO DE QUÍMICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - PÓLO ECOPORANGA.
NE@D – NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA.
BIOQUÍMICA
RESUMO AMINOÁCIDOS
Darlene de Souza de Oliveira
Ecoporanga – ES 2012
AMINOÁCIDOS
Os aminoácidos, também denominados de peptídeos, representam a menor unidade elementar na constituição de uma proteína. Estruturalmente, são formados por um grupamento carboxila (COOH), um grupamento amina (NH2) e radical que determina um dos vinte tipos de aminoácidos.
ESTRUTURA DOS AMINÁCIDOS
Todos os aminoácidos encontrados nas proteínas possuem um grupo carboxílico e um grupo amino ligados ao mesmo carbono (C- a), A diferença entre um aminoácido e outro está na cadeia lateral, também chamada de radical (R).
Podem ser classificados seguindo dois princípios: pelas propriedades funcionais dos radicais, classificação mais geral; ou pela necessidade de cada organismo, classificação específica ao hábito nutricional conforme a espécie.
1) Pela propriedade funcional → por este critério são diferenciados em apolares (valina, alanina, leucina, triptofano, glicina, isoleucina, fenilalanina, metionina e prolina), polares (serina, tirosina, cisteina, glutamina, treonina e asparagina) e os tipos que acumulam carga positiva ou negativa (ácido aspártico, lisina, arginina, histidina e ácido glutâmico).
2) Pela necessidade nutricional → É variável de espécie para espécie, obedecendo à capacidade que cada um possui de sintetizar os aminoácidos ou adquiri-los através da alimentação.
Para os seres humanos, são subdivididos em aminoácidos essenciais, aqueles que o metabolismo não consegue produzir, e somente pela ingestão de alimentos conseguimos suprir sua carência; e aminoácidos não essenciais, sintetizados pelo organismo a partir de outros.
Os aminoácidos são subprodutos da digestão das proteínas (carnes, leite, queijo, iogurte, ovo, quinua, soja etc.)
FENILALANINA: aminoácido precursor da Tirosina, dos neurotransmissores dopamina, norepinefrina, do hormônio tiroxina; melhora o humor, a concentração e a memória; absorve radiação ultravioleta. É também um potente antidepressivo.
HISTIDINA: aminoácido que auxilia na manutenção do pH sanguíneo constante; associado a respostas alérgicas.
ISOLEUCINA: aminoácido de cadeia ramificada ou BCAA. Está envolvido na força e resistência muscular.
LEUCINA: aminoácido da cadeia ramificada ou BCAA encontrado como elemento estrutural no interior de proteínas e enzimas; está envolvido na força e resistência muscular; é também um potente estimulador da insulina.
LISINA: aminoácido que auxilia na formação do colágeno. Participa na absorção do cálcio, importante para a formação óssea. Está envolvido na produção hormonal, reduz os níveis de triglicerídeos e é um imunoestimulante. Essencial para o crescimento infantil e para a manutenção do equilíbrio do nitrogênio em adultos.
METIONINA: aminoácido precursor da cisteína, cistina, taurina, carnitina colina e melatonina; participa da biossíntese de DNA e RNA; indispensável para o funcionamento normal do fígado e contribui para sua desintoxicação; ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue.
TRIPTOFANO: aminoácido precursor da serotonina; estimula a secreção do hormônio do crescimento; juntamente com a lisina, carnitina e colesterol; diminui os riscos de espasmos arteriais; é convertido em niacina.
VALINA: aminoácido de cadeia ramificada ou BCAA. Encontrada no interior de proteínas com a função de determinar sua estrutura tridimensional; está envolvida na força e resistência muscular.
ARGININA: aminoácido precursor do GABA, da ornotina e da uréia. Considerando aminoácido essencial durante o crescimento infantil, estimula a produção e a liberação do hormônio de crescimento; essencial para o funcionamento normal do sistema imune; aumenta a liberação de insulina e glucagon; estimula a espermatogênese; é um cicatrizante de ferimentos.
GLUTAMINA:
...