Sistema De Informação Para A Competitividade Na Empresa
Trabalho Escolar: Sistema De Informação Para A Competitividade Na Empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renatobraga • 27/10/2014 • 431 Palavras (2 Páginas) • 407 Visualizações
TEMA: Sistema de Informação para a
competitividade na empresa.
Renato Henrique Loureiro Braga
FACAT – Faculdade de Administração de Cataguases
6º Período
Competitividade: saber como usar e a hora de usar os recursos.
Nos dias de hoje a sobrevivência de uma empresa está intimamente ligada à sua competitividade, ou seja, a sua capacidade de se sobrepor as oscilações de mercado e manter-se visível e acessível para seus clientes e fornecedores.
Ser competitivo não significa ter somente preços baixos e contas equilibradas. Outros fatores influenciam a mensuração de competitividade de uma empresa, tais como: planejamento, organização, qualidade do seu material humano e informatização. Mas contemporaneamente a informatização tem sido o fator mais debatido e cobiçado, isso porque a informatização, no meio empresarial, tornou-se sinônimo de integração, simplificação e dinamismo, capaz de proporcionar eficiência e eficácia à empresa por agilizar os processos qualificando e embasando as tomadas de decisões.
Sendo mais ágil, e podendo responder quase que de imediato às oscilações econômicas, a empresa se credencia, com estrutura informatizada, para buscar novos nichos de mercado almejando captar novos clientes com perfis e necessidades diferentes com o objetivo de se expandir e multiplicar suas atividades em outros segmentos.
Essa capacidade de adentrar em novos mercados e arriscar novas propostas se dá, portanto, pelo poder que a informatização agrega ao perfil da empresa, uma vez que possibilita uma rápida adequação à novos meios de se chegar aos clientes, flexibilidade em sua estrutura e atualização constante sobre tendências e oportunidades,para que possa sempre ter em seu portifólio produtos e/ou serviços enquadrados nas necessidades atuais de seus clientes – as vontades e desejos se transformam com o tempo e com a época e a empresa deve estar informada e de olho nessas mudanças.
Isso, sem dúvida nenhuma, torna a empresa competitiva... mudar e flexibilizar com criatividade requer planejamento e organização; organizar requer informação e informatização.
Em suma, a competitividade depende de uma série de fatores que devem ser estudados e norteados de acordo com a atividade e meta da empresa. A informatização e seus sistemas contribuem muito, mas não funcionam se estiverem sozinhos. O administrador é peça fundamental... ter a ferramenta certa não basta. Saber como usar e a hora de usar é que vai determinar erros e acertos. Tem mais competitividade a empresa que consegue equilibrar suas informações com a informatização e ainda ter um material humano, pessoas, que saibam utilizar estas ferramentas para nortear de forma coerente a empresa para seus objetivos almejando conquistar a meta.
Um administrador não consegue ter uma empresa melhor em tudo, então tem que tornar tudo melhor... saber utilizar os recursos que tem tirando deles o melhor que podem fornecer ou proporcionar.
...