TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Flexível De Manufatura

Dissertações: Sistema Flexível De Manufatura. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  883 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Um sistema flexível de manufatura (Flexible Manufacturing System - FMS em Inglês) é um sistema de manufatura que possui certa flexibilidade para reagir a mudanças esperadas ou inesperadas no processo de fabricação. Esta flexibilidade é geralmente enquadrada em duas categorias, que ambas contem inúmeras categorias.

A primeira categoria, "machine flexibility" em inglês, se refere à habilidade do sistema de mudar para produzir novos produtos, e a habilidade de mudar a ordem de operações executadas. A segunda categoria é chamada "routing flexibility" que consiste na habilidade de usar múltiplas maquinas para fazer a mesma operação, também é a habilidade do sistema de absorver grandes mudanças seja no volume, capacidade ou capabilidade.

A maioria dos sistemas FMS são uma arvore de sistemas. As maquinas que são normalmente maquinas CNC são conectadas por um sistema de movimentação de material para otimizar o movimento da matéria prima e o controle do sistema é feito por um computador que equaliza o movimento do material e o andamento das operações das maquinas.

A principal vantagem do sistema FMS é a alta flexibilidade em administrar os recursos da manufatura como tempo e esforço para a manufatura de novos produtos. A melhor aplicação do FMS é na produção de pequenos lotes de produtos e não na produção em massa.

A atividade de negocio deve ser a interfase do sistema de manufatura com o mundo exterior.

Oque é FMS ?

Podem-se definir os Sistemas de Manufatura Flexíveis, de uma forma geral, como sendo sistemas de produção altamente automatizados, capacitados a produzir uma grande variedade de diferentes peças e produtos, usando o mesmo equipamento e o mesmo sistema de controle. Pode-se ainda, e sob a mesma ótica geral, afirmar que as FMS's devem apresentar ao menos três subsistemas:

• Sistema de Armazenamento e Processamento de Material - equipamentos automatizados ou robotizados que fornecem e gerenciam material.

• Sistema de Processamento - grupo de máquinas com comando numérico (CN) ou comando numérico computadorizado (CNC).

• Sistema de Controle Computadorizado - realiza o controle operacional do conjunto.

Sistema Flexível de Manufatura

Um sistema da fabricação flexível (FMS) é um sistema de fabricação em que há certa quantidade de flexibilidade que permite o sistema reagir, no caso de alterações, seja uma situação prevista ou imprevisível.

Esta flexibilidade é geralmente considerada em duas categorias, já que ambas contem numerosas subcategorias.

A primeira categoria: a flexibilidade de maquina inclui a capacidade do sistema a ser alterado para produzir novos tipos de produtos, e a capacidade de mudar a ordem das operações executadas.

A segunda categoria é chamada de encaminhamento de flexibilidade, que consiste na capacidade de utilizar varias maquinas para realizar a mesma operação, em uma peça. E também alterações nas peças produzidas, tais como: capacidade, volume, etc.

A maioria dos FMS é composta por três sistemas principais. As maquinas de trabalho, que são muitas vezes maquinas CNC estão ligadas por um material de manipulação do sistema para otimizar as peças no fluxo e do computador de controle central que estabelece os movimentos de matérias e de fluxo maquina.

A melhor aplicação de um FMS é encontrada na produção de pequenos conjuntos de produtos em relação a aqueles a partir de uma produção em massa.

As principais vantagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com