Stevin : Vida e Teoria
Por: pastr00 • 3/4/2015 • Trabalho acadêmico • 722 Palavras (3 Páginas) • 706 Visualizações
Engenharia Civil
BIOGRAFIA E TEORIA DE SIMON STEVIN
CURITIBA
2015
Introdução
Engenheiro, matemático, músicista e até mesmo conselheiro de um principe holandês, esse foi Simon Stevin, personalidade na qual vai ser ligeramente comentada no trabalho a seguir.
Transmitir de forma simplificada e rápida grandes pontos importantes da vida desse grande engenheiro, explicar de forma direta a então tão famosa e importantíssima "Lei de Stevin" e correlacionar sua contribuição na engenharia são dos objetivos desse trabalho
Biografia
Simon Stevin ( 1548 - 1620 ), também conhecido como Bruges Simon de ou Stevinus (forma latinizada do seu nome) foi um matemático, engenheiro militar e hidráulico, construtor de moinhos e fortificações, semioticista, contador e prefeito. Stevin nasceu em Bruges em 1548 (hoje Bélgica), embora os dados limitados no que diz respeito à sua infância e vida privada, fazem até mesmo a data exata do nascimento ser ignorada.
Supõe-se geralmente que na sua juventude, trabalhou como contador e prefeito de um comerciante em Antuérpia (Bélgica). Ao vinte anos de idadade viajou através da Polônia, Noruega, Dinamarca e outras áreas do norte da Europa, logo estabeleceu-se em Haia (atualmente Holanda) onde que a serviço do principe Maurício de Nassau trabalhou como um conselheiro e "waterstaet", cargo na Holanda responsável pela supervisão de obras públicas, especialmente aqueles relacionados a rota marítima.
Sua fama era grande, chegando a ser considerado como uma espécie de Leonardo da Vinci , no norte. Na verdade, ele é repetidamente mencionado no romance Tristram Shandy em Laurence Sterne como um gênio, e seu nome é mencionado em numerosos tratados de engenharia militar e hidráulica de toda a temporada que vai do século XVII ao século XIX.
Teoria
Stevin concentrou suas pesquisas nos campos da estática e da hidrostática, no final do século 16, e desenvolveu estudos também no campo da geometria vetorial. Entre outras coisas, ele demonstrou, experimentalmente, que a pressão exercida por um fluido depende exclusivamente da sua altura.
A “lei de Stevin”, está relacionada com verificações que podemos fazer sobre a pressão atmosférica e a pressão nos líquidos, como dito anteriormente na introdução. Como sabemos, dos estudos no campo da hidrostática, quando consideramos um líquido qualquer que está em equilíbrio, temos grandezas importantes a observar, tais como: massa específica (densidade), aceleração gravitacional local (g) e altura da coluna de líquido (h).
É possível escrever a pressão para dois pontos distintos da seguinte forma:
PA = d g hA
PB = d g hB
Nesse caso, podemos observar que a pressão do ponto B é certamente superior à pressão no ponto A. Isso ocorre porque o ponto B está numa profundidade maior e, portanto, deve suportar uma coluna maior de líquido.
Podemos utilizar um artifício matemático para obter uma expressão que relacione a pressão de B em função da pressão do ponto A (diferença entre as pressões), observando:
PB - PA = dghB - dghA
...