TCM - Mesa de coordenadas
Por: Hermann Pessoa • 27/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.995 Palavras (12 Páginas) • 336 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
TCM – Mesa de Coordenadas
Gilvan da Silva Baliero
Hermann Pessoa Pavão
Vinicius Pereira Silva
Projeto Integrador do curso de Engenharia de Mecatrônica, Módulo Mecatrônica
Prof. SERGIO FERNANDES ou Prof. RENATO LOBO
Professor
Guarulhos
2014
FACULDADE ENIAC
TCM – Mesa de Coordenadas
_____________________________________
Gilvan da Silva Baliero - RA 240652014
_____________________________________
Hermann Pessoa Pavão - RA 243232014
_____________________________________
Vinicius Pereira Silva - RA 205072014
_____________________
Prof. SERGIO FERNANDES ou Prof. RENATO LOBO
Guarulhos
Setembro 2014
RESUMO
Neste projeto desenvolvemos uma mesa de coordenadas que tem movimentação em dois dos seus três eixos, tem por finalidade a integração em empresas que necessitem de automação em seus processos, com um equipamento de baixa manutenabilidade e alta confiabilidade e disponibilidade, para uma maior capacidade produtiva, oferecer maior segurança aos funcionários. Desenvolvemos um projeto de baixo custo, fácil operacionalidade e baixo custo de manutenção industrial, onde especificamos detalhadamente cada processo e etapa de montagem, componentes, diagramas, entre outros itens, para que haja melhor compreensão desse projeto. Elaboramos um prévio esboço das peças utilizadas, montagem e funcionalidade com a ajuda de softwares, onde descrevemos que são dois eixos distintos que funcionam através da energia de um motor elétrico de corrente contínua com fonte na entrada do circuito elétrico, controlados por duas chaves de alavanca de três posições e tendo três micros switch de fim de curso como medida e segurança. Este projeto tem fins os movimentos coordenados por motor DC, que consiste basicamente em transporte de cargas.
Palavras Chaves: coordenadas, motor cc, transmissão, chave hh, polias, correias e baterias
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE TABELAS
LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS
LISTA DE SÍMBOLOS
SUMÁRIO
Pág.
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE TABELAS
LISTA DE SÍMBOLOS
LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS
CAPÍTULO 1
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 2
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
CAPÍTULO 3
DESENVOLVIMENTO
CAPÍTULO 4
RESULTADOS
CAPÍTULO 5
CONCLUSÕES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
APÊNDICE _
INTRODUÇÃO
Este projeto tem por finalidade integrar as disciplinas do curso fazendo com que os alunos consigam colocar em prática os conceitos e métodos aprendidos em aula, trazendo para sua realidade a aplicação das soluções dos problemas do cotidiano de maneira clara e eficiente. A integração das matérias facilita no aprendizado e entendimento dos cálculos e fórmulas apresentadas no curso de modo que a aplicação se torna essencial para conclusão do trabalho e incentiva a busca por informações e de conhecimento equivalente, gerando dúvidas reais para elaboração de pesquisas mais detalhadas e objetivas. Além é claro de incentivar o trabalho em grupo e a gestão de projetos para organização e divisão das tarefas afim de que todos os envolvidos consigam exercer as tarefas que lhes darão uma base de conhecimento mais sólido sobre os fundamentos da Engenharia Mecatrônica e suas particularidades.
Trata-se de uma mesa de coordenadas XZ, visando melhorar o desempenho de algumas máquinas na indústria, com isso diminuindo os esforços humanos e aumentando a segurança dos operadores.
Esse mesa poderá ser utilizada como um selecionador de peças que não foram aprovadas, para isso também haverá necessidade da integração de alguns controladores ou talvez sistemas de visão, que quando indicarem que alguma peça não foi aprovada a mesa entrará em funcionamento retirando a peça que foi reprovada da linha de montagem e depositando em um local de refugos.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A palavra robot deriva do checo e significa trabalho forçado. O termo, com a atual interpretação, foi inventado pelo escritor checoslovaco Karel Capek em 1920.
De uma forma simples, um robot é uma máquina que, capaz de ações independentes, realiza uma dada tarefa, sem ser continuamente supervisionado por um operador humano, em contraste com uma máquina comandada à distância que necessita de alguém para controlar o seu movimento.
Os robots industriais não se parecem com os humanos, mas fazem o trabalho deles, substituindo-os no desempenho das tarefas desagradáveis e nocivas para as pessoas. O conceito do robot industrial foi panteado em 1954 por G.C.Devol (patente americana nº 2988237).
Joseph Engelberger -"pai dos robots"- concluiu o primeiro robot em 1961. Atualmente, várias empresas estão a dedicar-se ao desenvolvimento e fabricação de robots. No Japão, em 1985, o volume de produção foi na ordem das 48000 unidades, o equivalente a 1,8 milhões de dólares.
Vejamos a seguir alguns fatos históricos e evolutivos ligados a robótica:
-sec. XIII
Inicia se a revolução industrial; esta evolução de novas fontes, novos instrumentos, nova indústria e novo mecanismo, torna possível a evolução de maquinaria capaz de controlar uma série de ações sequenciais.
...