TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS: DA COBERTURA À ENTREGA DA OBRA

Por:   •  5/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.593 Palavras (7 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 3]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

UA. TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS: DA COBERTURA À ENTREGA DA OBRA

GEOVANE FORTUNATO

AVALIAÇÃO 1

Palhoça

2017

GEOVANE FORTUNATO

AVALIAÇÃO 1

Avaliação 1 apresentado à disciplina de 
Tecnologia da Construção de Edifícios: da Cobertura à Entrega da Obra. Curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade do Sul de Santa Catarina Como requisito parcial para a aprovação na disciplina.

Prof. Ricardo Mafra

Palhoça

                                                2016

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

CURSO: ENGENHARIA CIVIL (turma sexta-feira) - 2017/B

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO - DATA: 14 /04/ 2017

ALUNO (A): Geovane Fortunato_______________________________________________

OBS:

  • A resolução da prova deverá seguir os padrões da ABNT ou da UNISUL para relatórios;
  • Cada questão da Avaliação deverá estar vinculada à no mínimo DUAS REFERÊNCIAS Bibliográficas Publicadas;
  • Caso de PLÁGIO a AVALIAÇÃO receberá nota ZERO;
  • Esta avaliação deverá ser entregue impressa e em meio magnético (PDF);
  • A equipe terá até 7 dias para entregar a AVALIAÇÃO.

  1. Em sua opinião quais as principais diferenças entre ET, Memorial Descritivo e Caderno de Encargos?

ET são as especificações técnicas, ela fala de forma precisa sobre tudo que ocorre na obra, desde que materiais utilizar, qual procedimento para a execução da construção deve ser adotado. Já o Caderno de Encargo abrange todo um conjunto das especificações técnicas, mas como caderno de encargo é mais para a obra em geral, as ET são algo mais particulares variando de obra em obra. O memorial descritivo descreve quais atividades devem ser executadas, utilizado para orientar sobre o que o profissional deve fazer, quais atividades e procedimentos a serem tomados. O memoria descritivo também tem como finalidades específicas, como venda, propaganda, registro de imóveis ou aprovação de projetos junto ao município.

Referências:

GONZÁLEZ, Marco Aurélio Stumpf. Noções de Orçamento e Planejamento de Obras. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/29661695/Orcamento-de-obras Acesso em: 13 de abril de 2017.

MATTOS, Aldo Dórea. O que é um caderno de encargos? Disponível em:  http://blogs.pini.com.br/posts/Engenharia-custos/o-que-e-um-caderno-de-encargos-308724-1.aspx Acesso em: 13 de abril de 2017.

  1. A NBR 5626 trata sobre os sistemas de instalações de água fria, cite quais são as principais diretrizes desta norma?

A NBR 5626 tem como finalidade garantir o bom funcionamento da instalação da água fria e garantir que a mesma tenha uma potabilidade no caso de agua potável.

  1. Os sistemas de Impermeabilização são muito usados com a finalidade de proteger a estrutura. Eles podem ser Flexível ou Cristalizantes, explique como é o processo de aplicação.

Flexível: existe vários tipos de Sistema de Impermeabilização flexível, entre os mais comuns estão: manta asfáltica, membranas asfálticas, mantas de PVC, Membrana de poliuretano, entre várias outras. Sistema de Impermeabilização flexível é mais utilizado em locais que estão sujeitos a vibrações, variações térmicas e movimentos, portanto ele acaba sendo mais utilizado em banheiros, lajes, cozinhas, reservatórios de água, estacionamentos, entre outros. A aplicação dependera muito de que produto vamos utilizar, caso seja a manta asfáltica que é um dos mais utilizados pode ser aplicada utilizando um maçarico ou com asfalto quente.

Cristalizantes: é mais utilizado em locais que estejam sujeita muita umidade, como baldrame, piscinas, reservatórios enterrados, muros de arrimo. Para fazer a aplicação de um produto cristalizante primeiro precisa-se limpar bem a área a ser aplicada utilizando um jato d’agua para fazer a limpeza, é necessário utilizar luvas para a proteção das mãos, misturar o produto com água, sempre ficando atento para colocar a proporção certa, como uma trincha (broxa) aplica-se o produto ficando atento para não ficar nenhum local em aberto, recomendasse aplicar duas mãos do produto.

Referencias:

FERREIRA, Romário. Conhecendo os impermeabilizantes. Disponível em:

 http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/44/conhecendo-os-impermeabilizantes-veja-quais-sao-os-sistemas-de-245388-1.aspx Acesso em 09 de abril de 2017.

SOARES, Felipe Flores. A importância do projeto de impermeabilização em obras de construção civil. Disponível em: http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10012331.pdf Acesso em 09 de abril de 2017.

  1. O porcelanato apresenta algumas propriedades especificas quais são e como é sua aplicação.

Alguma das principais propriedades especificas do porcelanato estão a sua baixa absorção de água (menor de 0,5%), sua alta resistência quanto ao desgaste físico e químico, e uma alta resistência mecânica. Segundo o engenheiro Otávio Luiz do Nascimento, as vantagens que o porcelanato apresenta com relação aos revestimentos de cerâmica comum esmaltada resultam do emprego de matéria-prima selecionada (argila, feldspato e corantes) e de uma tecnologia avançada de produção, na qual as peças são queimadas a temperaturas superiores a 1.230oC e submetidas a pressões de compactação 50% maior do que aquelas empregadas no processo da monoqueima. "Além disso, a moagem é finíssima”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (191.4 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com