TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS
Projeto de pesquisa: TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: wesleydefaria • 15/9/2013 • Projeto de pesquisa • 3.364 Palavras (14 Páginas) • 372 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos
Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem
Disciplina: Tecnologias de Gestão
Prof. Me. Jefferson Teruya de Souza
Aline Correa do Nascimento R A 3325519972
Jaqueline Aparecida Lopes dos Santos R A 3333545324
Juliana Avelhaneda Ferreira R A 3344560416
Wesley Fabiano de Faria R A 3319521711
William Roberto Castro R A3319522867
Santo André / SP
2011
Nome dos Acadêmicos
Aline Correa do Nascimento R A 3325519972
Jaqueline Aparecida Lopes dos Santos R A 3333545324
Juliana Avelhaneda Ferreira R A 3344560416
Wesley Fabiano de Faria R A 3319521711
William Roberto Castro R A3319522867
Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem
Disciplina: TECNOLOGIAS DE GESTÃO
Prof.Me. Jefferson Teruya de Souza
Atividade Avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Tecnologias de Gestão para aobtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Santo André
2011
INTRODUÇÃO
TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS
A terceirização ou outsourcing é uma prática que visa a redução de custo e o aumento da qualidade. Pode ser usada em larga escala por grandes corporações e, observada principalmente em empresas de telecomunicações, mineração, indústrias etc. Pequenas e médias empresas também podem se beneficiar muito com essa prática, uma vez que elimina burocracias internas com as atividades-meio.
Apesar das várias vantagens, a Terceirização deve ser praticada com cautela. Uma má gestão de terceirização pode implicar para as empresas um descontrole e desconhecimento de sua mão-de-obra, a contratação involuntária de pessoas inadequadas, perdas financeiras em ações trabalhistas movidas pelos empregados terceirizados, dentre outros problemas.
O processo de terceirização em uma organização deve levar em conta diversos fatores de interesse, tais como a redução de custos e principalmente o foco na sua atividade-fim. A terceirização precisa estar em conformidade com os objetivos estratégicos da organização, os quais irão revelar em que pontos ela poderá alcançar resultados satisfatórios.
O que não se deve terceirizar? Bom,o princípio básico é que não se terceirize a sua atividade-fim. Sendo assim, uma organização que desconhece a si mesma, em um processo de terceirização, corre sério risco de perder sua identidade e principalmente o seu diferencial competitivo. Mesmo na atividade-meio, só é permitido terceirizar quando não houver subordinação hierárquica, ou seja, locação de mão de obra é ilegal.
A atividade-fim de uma empresa é a razão de existir dessa empresa. Dentro do serviço público, têm-se exemplos de terceirizações satisfatórias, como é o caso dos serviços de limpeza. Neste caso, a terceirização é indicada pois a atividade-fim do serviço público não é a limpeza de seu patrimônio.
Para amenizar os problemas causados pela terceirização, estão sendo criadas por empresas de software algumas soluções de sistemas informatizados para promover de forma mais eficaz o controle e gestão da mão-de-obra terceirizada, sendo uma importante ferramenta para o departamento de recursos humanos das empresas que praticam a terceirização.
De acordo com o grupo, a Terceirização tem prós e contras, ou seja apesar de reduzir a folha de pagamento com a mão de obra mais barata reduzindo os custos, ocorre o risco da empresa perder a sua identidade com o cliente, pois sua mão de obra ficaria desqualificada e impactaria na qualidade do produto e serviço. E ao longo prazo a empresa ficaria dependente da terceirização.
BENCHMARKING
Benchmarking é um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho das organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas com a finalidade de comparar desempenhos e identificar oportunidades de melhoria na organização que está realizando (ou monitorando) o benchmarking.
O Benchmarking não é um método aleatório de recolher informação, mas trata-se de um processo sistemático estruturado etapa a etapa, com o objetivo de avaliar os métodos de trabalho no mercado.
Os outputs deste processo proporcionam às empresas comparar os seus produtos, serviços e métodos de trabalho com os das organizações representantes das melhores práticas.
É um processo gerencial permanente, que requer atualização constante da coleta e análise cuidadosa daquilo que há de melhor externamente em práticas e desempenho para as funções de tomada de decisões e de comunicações em todos os níveis da empresa. Um processo que obriga ao teste constante das ações internas em relação aos padrões externos das práticas da indústria.
É um processo de descoberta e de uma experiência de aprendizagem. Exige a identificação das melhores práticas e a projeção do desempenho futuro.
O grupo conclui que o Benchmarking é a busca das industrias nas melhores práticas que conduzem ao desempenho superior. O processo é positivo e tem proatividade por meio do qual uma empresa enxerga como a outra realiza um trabalho específico,
...