TERCEIRO CENTRO INTEGRADO DE DEFESA AÉREA E CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO – CINDACTA III
Por: felipe sarmento • 14/5/2016 • Trabalho acadêmico • 806 Palavras (4 Páginas) • 454 Visualizações
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO
COORDENAÇÃO DE PÓS – GRADUAÇÃO – CEEST 2014
NOME: Felipe Gomes Sarmento
PROFISSÃO: MILITAR
EMPRESA: TERCEIRO CENTRO INTEGRADO DE DEFESA AÉREA E CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO – CINDACTA III
ATIVIDADE: CONTROLE DE TRAFEGO AÉREO
Recife, Maio de 2014.
- INTRODUÇÃO
Criado em 1942 para atuar na manutenção e conservação das rotas aéreas de campos de pouso, o Serviço de Rotas Aéreas da Segunda Zona Aérea estava apto para realizar serviços meteorológicos, de rádio e de proteção ao voo. Semente do sistema de proteção ao voo do Nordeste brasileiro, o Serviço de Rotas funcionou até 1972, quando deu lugar ao SRPV-RF - Serviço Regional de Proteção ao Vôo de Recife, assumindo praticamente as mesmas atribuições.
Com o aumento do volume de tráfego aéreo nas rotas internacionais do Atlântico para transporte de carga e passageiros, além do crescimento dos voos domésticos, surgiu a necessidade da utilização de radares e de uma estrutura de defesa e controle de tráfego mais adequado. Para atender essa demanda, deu-se início às pesquisas e aos projetos para a implantação de um terceiro CINDACTA, na região nordeste, ainda na década de 80.
No dia 23 de março de 1988, através do decreto nº 95.864, o CINDACTA III iniciava suas operações, desativando, no ano seguinte, o SRPV-RF.
Desde então, o CINDACTA III vem aperfeiçoando a prestação dos serviços essenciais que oferece à sociedade, investindo na qualidade e excelência da execução de suas operações. Com o tempo, vieram os Destacamentos de Proteção ao Voo (DPV) - hoje Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) -, braços do CINDACTA III. Atualmente o órgão dispõe de dez Destacamentos com localização estratégica e funções operacionais, técnicas e de controle de tráfego aéreo.
- DESCRIÇÃO DA EMPRESA
O CINDACTA III possui em seu efetivo militares e civis que trabalham em cooperação para realizar a segurança e o controle do espaço aéreo brasileiro.
Internamente está organizada em quatro pilares que são a divisão administrativa (DA), a divisão técnica (DT), a divisão operacional (DO) e a divisão de destacamentos. Dentro de cada divisão existe suas subdivisões, e em cada subdivisão existe as seções e laboratórios.
A DO é responsável pela vigilância e controle do espaço aéreo, a DT é responsável por fornecer a DO toda a estrutura e equipamentos necessários as operações, enquanto que a DA cuida dos aspectos administrativos relacionados aos envolvidos.
ORGANOGRAMA DO CINDACTA 3
[pic 1]
- CONTEXTUALIZAR
Com um efetivo de mais de mil pessoas, o CINDACTA III gerencia dois Centros de Controle de Área (ACC), oito Controles de Aproximação (APP), seis Torres de Controle de Aeródromo (TWR), além das Estações de Telecomunicações Aeronáuticas e das Estações Permissionárias de Tráfego Aéreo (EPTA), distribuído pela sede e pelos Destacamentos sob sua jurisdição.
São ao todo dez Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEAs), onde estão localizados os meios, sistemas e equipamentos que dão suporte ao controle efetivo do espaço aéreo sob a responsabilidade do órgão. Mas, dos 10, apenas 8 têm a disposição radares de longo alcance, sendo que os demais tem a responsabilidade somente pelo tráfego aéreo dos aeroportos de sua região.
Destacamentos do CINDACTA III:
- DTCEA-AR - Aracaju (SE)
- DTCEA-FN - Fernando de Noronha (PE)
- DTCEA-FZ - Fortaleza (CE)
- DTCEA-LP - Bom Jesus da Lapa (BA)
- DTCEA-MO - Maceió (AL)
- DTCEA-NT - Natal (RN)
- DTCEA-PE - Petrolina (PE)
- DTCEA-PS - Porto Seguro (BA)
- DTCEA-RF - Recife (PE)
- DTCEA-SV - Salvador (BA)
- SERVIÇOS
O CINDACTA III presta serviços de defesa aérea e controle de trafego aéreo na região compreendida pelos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e área oceânica que separa Brasil da África e da Europa.
- MATÉRIAS PRIMAS
Como matéria prima para a realização dos serviços utiliza-se basicamente:
Divisão Administrativa e Operacional: Papel, plástico, tinta para impressoras, ou seja, materiais de escritório.
Divisão Técnica: Óleos, graxas, filtros de ar, combustível, equipamentos eletrônicos, papel, plástico, baterias, tinta para impressoras e lâmpadas.
...