TRABALHO COMPUTACIONAL: DISCRETIZAÇÃO
Por: Leonardo Nunes • 17/5/2017 • Relatório de pesquisa • 1.068 Palavras (5 Páginas) • 330 Visualizações
[pic 1] | GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL | [pic 2] |
[pic 3]
TRABALHO COMPUTACIONAL: DISCRETIZAÇÃO
TANGARÁ DA SERRA – MT
2017
LEONARDO DO AMARAL NUNES
TRABALHO COMPUTACIONAL: DISCRETIZAÇÃO
Trabalho apresentado no 8ºsemestre do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Universitário de Tangará da Serra, como requisito Avaliativo, da disciplina de Introdução ao Método de Elementos Finitos sob a orientação da Prof. Dr. Rene Quispe Rodriguez
TANGARÁ DE SERRA – MT
2017
1.INTRODUÇÃO
A circunferência é um conjunto de pontos que estão a uma mesma distância do centro. Essa distância é conhecida como raio. A circunferência é estudada pela Geometria Analítica e, em geral, em um plano cartesiano. O círculo, que é formado pela circunferência e pelos infinitos pontos que preenchem seu interior, é estudado pela Geometria Plana, pois ele ocupa um espaço e pode ter sua área calculada, diferentemente da circunferência.
O MATLAB é um software de computação numérica de análise e visualização de dados. Embora seu nome signifique Laboratório de Matrizes, seus propósitos atualmente são bem mais amplos. Assim o MATLAB é uma ferramenta e uma linguagem de programação de alto nível, e tem como principais funções: construção de gráficos e compilação de funções, manipulação de funções específicas de cálculo e variáveis simbólicas.
Este trabalho consiste numa análise de convergência da área ao número de elementos. Com a circunferência como base, dividido em triangulos. Para realizar as funções foi utilizado o software matemático MatLab, para atingir os resultados, serão apresentados o memorial de cálculo e as funções para realizar o roteiro da programação do MATLAB. Com uma programação que determine os valores que com erro de menor que 1% de área.
2. DESENVOLVIMENTO
A área do círculo é aproximada pelo somatório das áreas de triângulos inscritos. Quando definidos os elementos pode calcular a área de cada um e realizar a somatória dos mesmos, e que corresponde aproximação da área real, mas também que está sempre coexistirá com um erro que pode ser demostrado em gráficos, que será demostrado utilizando o software MATLAB.
Sabendo que a área do círculo “Ac’’ é definida pela equação:
[pic 4]
Que o raio (r) corresponde a distância entre o centro (C) e a extremidade do círculo. Determinando a área do círculo correspondente com a área dos elementos inscrito, podemos analisar a função que possa fazer essa comparação.
Figura 1- Circunferência Figura 2-Elementos inscritos dentro do circulo
[pic 5] [pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]
A Figura 2 representa um elemento dos “e” elementos que podem ser inscritos na circunferência, sabendo que o mesmo possui um arco de 360°. A função desenvolvida para o cálculo, faz uma relação trigonométrica para corresponder a área do elemento utilizado no modelo de discretização, conforme a figura 3.[pic 11]
Figura 3- Relação do Elemento
[pic 12]
Fazendo uma relação trigonometrica com todas as incognitas, temos: [pic 13]
[pic 14]
[pic 15]
[pic 17][pic 16]
[pic 18]
Sabendo que a área do triangulo da figura 3 é:
[pic 19]
Susbtuindo;
[pic 20]
Conforme a função geral:
[pic 21]
Lembrando quantos elementos “e” será necessário para o erro ser inferior a 1%. Ou seja:
[pic 22]
Aplicando o roteiro de cálculo no MATLAB com os comandos estabelecidos, sabendo que a restrição tem que ter um número mínimo de elementos “e” ≥ 3.
r=input('Digite o valor do Raio = ');
a=input('Digite a quantidade de elementos inicial = ');
b=input('Digite a quantidade de elementos final = ');
e=input('Digite o numero de elementos = ');
if e>=3
x=linspace(a,b,e);
At = sin(pi./x).*cos(pi./x).*x*r^2
Ac = ones (1,e)*pi*r^2
Erro= (Ac-At)./Ac.*100
subplot(2,1,1)
plot(x,At,'bs--',x,Ac,'rv-')
grid on;
title('Área')
xlabel('nº de elementos')
ylabel('Área')
legend('Elementos','Circunferência')
subplot(2,1,2)
plot(x,Erro,'*b-')
grid on;
title('Erros')
xlabel('nº de elementos')
ylabel('Erros das Áreas %')
legend('Erros dos Elementos')
else
while e<3
disp('Erro. Digite o valor maior ou igual a 3.')
e=input('Digite o numero de elementos = ');
if e<3;
break
end
if e>=3
...