TRABALHO DE ENSAIO DE TRAÇÃO E COMPRESSÃO
Por: adrielTM • 6/11/2018 • Trabalho acadêmico • 809 Palavras (4 Páginas) • 228 Visualizações
[pic 2]
FACULDADE ANHANGUERA – JOINVILLE SC
ALUNO: ADRIEL TIAGO MILCZEVSKY
CPF: 086.192.089-93
RA: 5947479955
TRABALHO DE ENSAIO DE TRAÇÃO E COMPRESSÃO
Trabalho solicitado pelo Professor Roseli Rodrigues da Silva Schmitz, Turma do 6º período do Curso de Engenharia Mecânica, Disciplina Resistência dos Materiais, na Faculdade Anhanguera de Joinville - SC.
JOINVILLE-SC
OUTUBRO – 2018
Introdução
Os esforços mecânicos são o principal foco da resistência dos materiais, pois todo o estudo gira em torno de como dimensionar uma peça ou elemento de máquina para que suporte os efeitos que os esforços mecânicos gerados por uma estrutura geral ou específica que atuara sobre a mesma.
Por isso o trabalho com como objetivo principal avaliar e fazer análises comparativas de dois diferentes matérias cerâmicos, polímeros e aços para que possa entender as principais características do produto para sua melhor aplicação baseados nos dados adquiridos.
[pic 3]
Desenvolvimento
Polímeros são grandes moléculas que apresentam unidades que se repetem, chamadas monômeras. Tais moléculas podem ser encontradas na natureza ou produzidas em laboratório.
Aço é uma liga metálica formada principalmente de ferro e carbono, possui maior aplicação que o próprio ferro e pode ser usado para produzir outras ligas.
Cerâmica compreende todos os materiais inorgânicos, não metálicos, obtidos geralmente após tratamento térmico em temperaturas elevadas.
[pic 4]
Polímeros
Foi realizado teste em três tipos diferente de polímeros: termofixos, termoplásticos e elastômero
[pic 5]
Analise comparativa
Termofixos - polímero frágil que sofre fratura enquanto se deforma elasticamente, por isso é um material frágil seu ponto de ruptura se encontra em 62Mpa antes mesmo do 1º estágio.
Termoplásticos - polímero plástico que tem uma deformação inicial é elástica até o momento que chega em 33MPa, seguida de escoamento e por uma região de deformação plástica até o 4º estágio onde ocorre a ruptura em 33Mpa.
Elastomero - polímero elástico que tem deformação totalmente elástica, material bastante dúctil, essa elasticidade é típica da borracha, grandes deformações recuperáveis são produzidas seu ponto de ruptura passa do 7º estágio em 19MPa
Aço
Foi realizado teste em dois tipos de aços: carbídicos e perlíticos
[pic 6]
[pic 7]
Analise comparativa
Carbídicos - caracterizado por apresentar quantidade considerável de carbono e elementos formadores de carbonetos por isso são geralmente materiais duros por consequencia sua plasticidade diminui, o comportamento plástico é estremamente pequena ou seja quase inexistente, seu limite de elasticidade ocorre por volta dos 6400 N.
No Grafico é identificase que o endurecimento é bem alto consequentemente o fenoêmeno de emprecoçamento tamém sera. A ruptura ocorre quando o aço está com um tamanho cerca de 33% maior que seu tamanho original e a força de ruptura foi de aproximadamente 6200 N
Perlíticos - sem elementos de liga ou com elementos de liga em teores relativamente baixos (até o máximo de 5%), seu limite de elasticidade que chega próximo dos 10 000 N. Possui uma extensa região plástica, ou seja, trata-se de um aço um pouco menos duro, embora sua deformação tenha atingido apenas 18%.
...