TRANSPORTE URBANO
Por: claudson_santos • 27/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 602 Palavras (3 Páginas) • 236 Visualizações
Notas de aula (complemento / resumo) – Transporte Urbano
Referência Básica:
Livro: TRANSPORTE PÚBLICO URBANO - Editora: Rima - Autores: ANTONIO CLOVIS "COCA" PINTO FERRAZ & ISAAC GUILLERMO ESPINOSA TORRES - ISBN: 8586552887 - ISBN-13:
9788586552885 - Origem: Nacional - Ano: 2004 - Edição: 2.
- INTRODUÇÃO
Importância do Transporte Urbano
A facilidade para os deslocamentos de pessoas e cargas representa qualidade de vida e grau de desenvolvimento econômico e social.
Atividades comerciais, industriais, educacionais, recreativas e outras são essenciais à vida nas cidades e dependem dos transportes.
O transporte é tão importante para a qualidade de vida quanto os serviços de abastecimento de água, luz, telefone, esgoto, etc. No entanto é muito mais caro que esses outros serviços. Comparem as dimensões de uma rua com a de um cano de água ou fio elétrico.
No Brasil, mais de 80% da população vive em cidades, ou seja, mais de 150 milhões de pessoas necessitam dos transportes urbanos.
Os custos envolvem a construção de vias, sua manutenção e a aquisição e operação dos veículos. Só nas vias é gasto cerca da metade de todo o orçamento municipal.
- MODOS DE TRANSPORTE URBANO
- - Classificação dos Modos de Transporte Urbano
Privado ou individual: a pé, bicicleta, motocicleta, carro, montado em animal, veículo com tração animal. Público, coletivo ou de massa: ônibus, bonde, metrô e trem suburbano.
Semipúblico: táxi, moto táxi, carona programada, lotação (perua, van ou micro-ônibus), veículo fretado e veículo alugado.
Especiais.
- Modo Privado ou Individual
A pé: pequenas e até grandes distâncias no caso de pessoas de baixa renda, complementada viagens por outros modos de transporte.
Prioridades: faixas de travessia, semáforos, vias exclusivas, túneis e passarelas.
Em países desenvolvidos e com clima frio ocorrem: Vias subterrâneas, vias no interior de prédios e passagens ligando prédios, conectadas com grandes estacionamentos e estações/terminais de TP.
Bicicleta: defendida por ecologistas, uma vez que não é poluente e não consome energia não renovável. Cidades planas e de clima ameno.
Prioridades: faixas exclusivas, ciclovias, estacionamentos especiais, sobretudo nos terminais de TP. Na forma de triciclo pode levar passageiros e pequenas cargas.
Motocicletas e Motonetas: Baixo custo, reduzido consumo de combustíveis, baixa poluição e pequenos espaços para circulação e estacionamento. Pode levar passageiro na garupa e quando na forma de triciclo.
Desvantagens: menor segurança, desconforto, sobretudo em condições climáticas adversas (chuva, neve, frio).
Carro: Deslocamentos porta a porta, levam pequenas cargas, conforto, privacidade, status.
Prioridades: vias expressas, viadutos, estacionamentos subterrâneos e aéreos; sistemas de controle de tráfego, informações aos usuários em painéis digitais nas vias.
Desvantagens: espaço usado, poluição.
Tração animal: charrete (2 rodas) ou carruagem (4 rodas), significativo em cidades pequenas, países mais pobres e para turismo.
...