Tecnicas de contenção de taludes com planta
Por: nevack • 8/5/2019 • Trabalho acadêmico • 323 Palavras (2 Páginas) • 128 Visualizações
INTRODUÇÃO
Devido ao crescimento da população no planeta Terra, o uso de recursos naturais está sendo sobrecarregado, acarretando aumento na degradação do meio ambiente. Isso demanda o surgimento e aprimoramento de novas tecnologias para remediar os danos causados.
A degradação do meio ambiente é causada tanto pela atividade antrópica quanto por condições naturais como, por exemplo, deslizamento do solo decorrente de agua pluvial e voçoroca.
A engenharia natural está sendo cada vez mais usada para remediar esses danos por serem menos onerosas e menos agressivas, ela consiste na utilização de materiais vivos (plantas, sementes, parte de plantas, etc.) para a estabilização geotécnica e hidráulica, controlando processos erosivos superficiais, podem ser combinadas com materiais construtivos inertes (pedras, madeiras, etc.).
A cobertura vegetal proporciona estabilidade para o terreno, diminuindo o impacto da agua da chuva no solo, diminuindo o escoamento superficial, enquanto que as raízes possibilitam melhor infiltração da água, além de contribuir para a permeabilidade e porosidade e agregam as partículas do solo.
O uso de estacas vivas é uma das técnicas de Engenharia Natural, utilizadas para o estabelecimento da vegetação como solução de instabilidade de taludes e contenção de voçorocas. Consiste na inserção de partes de plantas, sem suas ramificações no solo, por meio de reprodução assexuada, as estacas originam novas plantas, cobrindo a superfície, e consequentemente fornecendo características de proteção para o solo.
Com a escavação proveniente de obras civis o solo retirado pode ser reaproveitado em aterros, muitas vezes formando taludes que podem sofrer erosão. A partir desse problema, avaliaremos a adaptação das espécies Allamanda catártica (Dedal de moça) e Calliandra fasciculata (Caliandra rosa) neste tipo de solo, levando em consideração o tempo de brotação e enraizamento das mesmas.
...