TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempo de Reação Tátil

Por:   •  26/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  924 Visualizações

Página 1 de 6

Facisa – Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas[pic 1]

Disciplina: Física Experimental I

Professora: Rosa do Carmo de Oliveira Lima.

Alunos: Pedro Henrique Fortes Balbys de Arruda.

           

Experimento 1: Tempo de Reação Tátil.

OBJETIVO

O primeiro experimento realizado em laboratório teve como objetivo a medição do tempo de reação entre receber um estímulo e realizar uma ação, deve-se estimar como esse tempo de reação pode influenciar na realização de medidas de tempo necessárias para o estudo dos fenômenos naturais, identificando os efeitos de alteração no tempo de reação em nossas atividades cotidianas, como por exemplo, se esquivar, dirigir, andar de bicicleta, entre outras atividades.

MATERIAIS

Foram necessários para realização deste experimento somente um cronômetro e papel para anotações.

MÉTODOS

O experimento foi executado da seguinte forma: Reuniu-se um grupo formado por 12 pessoas onde todos deram as mãos uns aos outros, formando uma roda, um dos integrantes do grupo estava com um cronômetro em uma das mãos e a outra segurando a mão do companheiro ao lado, afim de que no momento em que foi disparado o cronômetro o mesmo apertou a mão do companheiro seguinte e assim ao sentir o aperto o segundo componente do grupo teve a mesma ação ao componente seguinte para que o aperto se desloque ao longo da roda até chegar de volta ao integrante que estava com o cronômetro em mãos no início da roda. Assim que ele recebeu o aperto de mão, o cronômetro foi parado para que pudéssemos determinar quanto tempo foi necessário para que a ação e reação do estímulo se propagassem ao longo da roda de integrantes.

O procedimento foi repetido por três vezes visando obter um valor médio. O tempo da reação () por integrante do grupo foi calculado dividindo o tempo total () medido pelo cronômetro e o numero de pessoas (12) na roda.[pic 2][pic 3]

[pic 4]

REFERÊNCIAL TEÓRICO

O tempo de reação humana pode ser entendido como o tempo necessário para que uma pessoa perceba e reaja a algum estímulo externo. É o tempo entre o estímulo, o processo de transmissão nervosa entre a pele e a medula espinhal, utilizando a sinapse através dos neurotransmissores presentes nos neurônios, e a reação muscular, geralmente involuntária.

O tempo de reação humano pode variar de acordo com as condições físicas e psicológicas que a pessoa se encontra, como a idade, deficiência física, enfermidades passageiras, efeito do álcool, entre outras condições.

Há também o conceito de reação controlada e inesperada. Uma reação controlada é aquela em que o indivíduo está alerta e sob condições normais quanto ao que vai ou pode acontecer. Um atleta esperando dar a largada por exemplo. Já uma ação inesperada é aquela em que o sujeito não está atento ao que irá acontecer e é pego de surpresa, como por exemplo, quando uma pessoa pega em um objeto quente, a reação de imediato será se afastar do objeto.

O tempo médio de reação de uma pessoa jovem em bom estado de saúde varia entre 0,15 e 0,45s. Este é praticamente o tempo que o cérebro necessita para processar as informações que está recebendo e definir uma ação.

RESULTADOS E DISCURSÕES:

Ao se fazer uma média do tempo de reação de cada integrante do grupo com o tempo total, percebeu que o nosso cérebro teve um aumento na reação ao longo dos testes, onde no primeiro teste o tempo de reação para cara individuo foi de 0.23 segundos, já no terceiro teste o tempo de reação de cada individuo foi de 0.16 segundos estando entre os limites de um bom desempenho do cérebro para perceber e realizar uma ação como foi comentado no último parágrafo do tópico anterior.

Repetição

Tempo Total

Tempo de reação por pessoa

1

2.81

0.23

2

2.66

0.22

3

1.94

0.16

Tempo Médio

2.47

0.20

CONCLUSÕES

Com base no primeiro experimento realizado em laboratório, podemos definir o tempo de reação como o tempo necessário para que uma pessoa reaja a um determinado estímulo externo (visual, sonoro, etc.). O tempo de reação é muito importante para realização atividades que exigem respostas rápidas, principalmente atividades esportivas (goleiro de futebol, corredor, piloto de corrida, etc.).

Experimento 2: Tempo de Reação Visual (Queda Livre).

OBJETIVO

O segundo experimento realizado também em laboratório teve como objetivo medir do tempo de reação visual para se realizar uma ação utilizando a equação geral do movimento acelerado obtendo-se o resultado através do tempo de reação e a altura da queda do objeto.

MATERIAIS

Foram necessários para realização do segundo experimento, uma régua rígida de 30 cm metálica e papel milimetrado.

MÉTODOS

O experimento foi realizado com uma dupla de cada vez onde uma pessoa segura à régua e em determinado momento a solta entre o dedo indicador e polegar do colega, e este sem saber o momento exato da queda da mesma, deve segura-la, observando a que medida ela foi parada.

O primeiro experimentador solta o objeto e o segundo deve fechar os dedos para segurá-la. O procedimento de apanhar a régua foi repetido por dez vezes para tomada de dados obtendo o valor médio dos 'tempos de reação.       

A equação geral do movimento acelerado serviu como base para construção do gráfico, calculando o tempo necessário para cada espaço percorrido:

[pic 5]

REFERÊNCIAL TEÓRICO

A atividade permite, entre outras coisas, diversas discussões sobre cinemática, como o tempo de reação de um motorista, a análise de um movimento, introdução ao estudo do movimento, envolvendo grandezas como espaço, tempo, velocidade e aceleração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (145.5 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com