Trabalho Acadêmico na Engenharia
Por: paulinha300 • 13/5/2020 • Trabalho acadêmico • 693 Palavras (3 Páginas) • 163 Visualizações
Ponte
E denominada ponte toda obra com objetivo de interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais.
Elas são construídas para permitirem a passagem sobre o obstáculo a transpor, passagem de pessoas, rodovias, ferrovias, canalizações ou condutas de água.
Quando é construída sobre um curso de água, é calculado a altura de forma que possibilita a passagem de embarcações.
Quando construída sobre área seca a ponte e chamada de viaduto, como uma forma de apelidar pontes em meios urbanos. Do contrário não pode ser usado, já que um viaduto é uma ponte que visa não interromper o fluxo rodoviário ou ferroviário.
A palavra Ponte provém do Latim Pons que por sua vez descende do Etrusco Pont, que significa "estrada".[1]Em grego πόντος (Póntos), derive talvez da raiz Pent que significa uma ação de caminhar
Primeiras pontes
Há tempos remotos que o Homem necessita de ultrapassar obstáculos em busca de sustento ou abrigo. As primeiras pontes que surgiram foram de forma natural pela queda de troncos sobre os rios, criando a possibilidade de passagem a outra margem. E assim o homem foi imitando e aperfeiçoando esses incidentes naturais e formando pontes com troncos de arvores, tabuas, cipós, cordas e ate mesmo com pedras. Pontes de tijolos argamassas, foram criadas desde os tempos antigos.
Assim com o surgimento da idade do bronze e a predominância da vida sedentária, tornou-se mais importante a construção de estruturas duradouras, nomeadamente, pontes de lajes de pedra. As pontes construídas empregando a técnica de arcos têm indícios de que exista desde cerca de 4000 a.C.,na Mesopotâmia e no Egito, e mais tarde na Pérsia e Grécia em cerca de 500 a.c.. Uma das mais antigas estrutura chegada aos nossos dias é uma ponte de pedra, em arco, esta situada na Turquia, e datada do século IX a.c.. Nos séculos XIX, com a Revolução Industrial, surgi-o as pontes de armação de ferro, mas estas não tinha tanta força para suportar carga pesadas que o surgimento das ferrovias traziam. E assim começou a surgir pontes de concreto, e em 1912 surgiram pontes em vigas e pontes em pórtico. Simultaneamente, as pontes em arco de concreto atingiram dimensões cada vez maiores.
Ponte de treliça
O nome vem da estrutura feita de treliças, é um sistemas de barras de aço entrelaçadas, com de barras de aço que, juntas, apoiam uma grande quantidade de peso e se estendem por grandes distâncias.
De fabricação e montagem bastante simples, as treliças são estruturas muito rígidas que transferem a carga a partir de um ponto único a uma área muito mais ampla, e isso garante a absorção do peso e do impacto.
Pontes dessa estrutura apareceram cedo na história das pontes modernas e são muito econômicas para construir, por utilizarem materiais de forma eficiente.
...