Trabalho Auto Instrucional Engenharia de Produção Automação
Por: Julia Bernardes • 17/11/2016 • Trabalho acadêmico • 734 Palavras (3 Páginas) • 341 Visualizações
Universidade Fumec
Faculdade de Engenharia e Arquitetura - FEA
Trabalho Auto Instrucional
Engenharia de Produção
Belo Horizonte
Junho / 2016
INTRODUÇÃO
A automação pode ser definida como sendo um conjunto de equipamentos eletrônicos e/ou mecânicos que controlam seu próprio funcionamento. É um processo que vai além da mecanização, onde a mecanização consiste simplesmente no uso de máquinas para realizar um determinado trabalho que substitui o esforço físico do homem. A automação é um sistema livre da intervenção do homem por serem capazes de se regularem sozinhas. O que afasta os trabalhadores de atividades monótonas, repetitivas ou mesmo perigosas.
O processo de automação em diversos setores que envolvem a atividade humana trouxe uma série de benefícios a sociedade. Ele geralmente reduz custos e aumenta a produtividade do trabalho, possibilitando maior tempo livre e melhor salário aos trabalhadores.
Seu funcionamento é a base da instalação de softwares e equipamentos mais específicos aplicados a um determinado processo industrial, que objetivam a melhora na eficiência do mesmo.
1-DESENVOLVIMENTO
- Automação industrial e suas tecnologias
A automação pode ser classificada de várias formas: automação de transportes, comercial, industrial, agrícola. Essa classificação varia de acordo com a suas diversas áreas de aplicação, por exemplo a automação industrial, que pode ser desdobrada em automação de planejamento, de projeto e de produção.
Devido à grande necessidade de aumentar a produção industrial foram surgindo uma série de inovações tecnológicas, alguns exemplos são:
- Máquinas modernas – capazes de produzir com maior precisão e rapidez em relação ao trabalho manual.
- Utilização de fontes alternativas de energia, como vapor, que a principio foi aplicado à máquinas para substituir as de energia hidráulica e muscular.
O atual desenvolvimento da tecnologia da automação, levou ao surgimento de novas técnicas de implementação de funcionalidades de forma a melhorar a produção industrial, a operação de equipamentos, construção de dispositivos simples e baratos em larga escala e, em ultimo caso, fornecer um benefício ao usuário final. O aumento da capacidade computacional dos dispositivos de processamento, o surgimento de novas formas de comunicação industrial, com protocolos bem definidos e de desempenho eficiente, o desenvolvimento de sistemas embarcados e implementação em hardware, as novas formas de gerenciamento de informações de produção, através de sistemas especializados.
[pic 1]
Automação industrial – substituindo a ação do homem no processo
A capacidade humana de criar e inovar progrediu de forma tão rápida e intensa que chega no dia a dia das pessoas apresentando não só soluções como problemas também. Situações do tipo trabalho/emprego e o alto nível tecnológico empregado nas organizações gera a famosa polêmica chamada “desemprego” que é a substituição da mão de obra por equipamentos autônomos. Portanto em parte essa nova tecnologia é responsável por grandes transformações sociais e econômicas ocorridas no cenário mundial.
1-2 Automação industrial e aplicações
Podemos citar como modelos de aplicação de automação industrial o computador ou outros dispositivos capazes de efetuar operações lógicas , como controladores lógicos programáveis, microcontroladores e etc.
Esse conjunto de equipamentos podem substituir o homem em determinadas tarefas e até mesmo fazer aquelas que não são capazes de executar.
[pic 2]
Automação Industrial - aplicação em indústria automobilística
Encontramos abaixo alguns exemplos de máquinas e processos que podem ser automatizados:
...