TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Ciencias religiosas

Por:   •  26/11/2015  •  Resenha  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

Diante das novas perspectivas e novas formas de pensar sobre o homem e a sua relação com a natureza de forma mais sustentável, a Engenharia Civil começou a evoluir começou a mudar, passando a usar novas técnicas de construção. Mesmo com todo avanço que era gerado, os tempos mudaram e o novo conceito é o de evoluir com sustentabilidade ambiental.

Através da reciclagem, do reaproveitamento de materiais, da criação de materiais provenientes de processo de reuso e da criação de casas com energia solar, sistema de aproveitamento de água da chuva, banheiros ecológicos e outras invenções, a Engenharia Civil se tornou uma aliada da preservação ambiental. Apesar de a maioria das obras ainda não usarem essas técnicas de construção ecologicas, já é um avanço muito grande e nos mostra que o futuro pertence a essas tecnologias.

Um dado que não é muito conhecido, é que das atividades humanas sobre a terra, a construção civil é uma das que mais causam impacto no meio ambiente.

No Brasil, por exemplo, aproximadamente 35% de todos os materiais extraídos da natureza anualmente (madeira, metais, areia, pedras, etc.) são usados pela construção civil.

No decorrer deste trabalho mostraremos alguns dos métodos ecológicos que a engenharia civil vem utilizando nos últimos anos e também um exemplo local sobre o assunto.

A Engenharia aliada ao processo construtivo de forma ecológica

Asfalto borracha- Um exemplo de método ecologico

O asfalto-borracha, constituído de 20% de pó de pneu velho, começa a ser aplicado em larga escala em algumas estradas brasileiras.

A concessionária Ecovias está aplicando o uso do também chamado asfalto “ecológico” em 146 dos 191 quilômetros que está recapeando no sistema Anchieta-Imigrantes, em São Paulo. Mesmo mais caro, o asfalto-borracha é mais resistente e compensa o custo elevado. A diferença pode parecer pequena, mas ele garante que é vantajosa no longo prazo.

A Midas Elastômeros do Brasil, que transforma os pneus velhos em pó de borracha e o revende para empresas como a Greca, nota que esse mercado não existia até há pouco tempo. A empresa iniciou a venda de pó de borracha para a fabricação de asfalto em 2004 e hoje esse segmento já representa 20% do total de vendas.  A Midas cobra (R$ 200 a tonelada) para receber os pneus velhos, que depois serão transformados em pó. Já a outra parte da conta é paga pelos fabricantes de pneus, que são obrigados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) a recolhê-los e destruí-los de forma “ecologicamente adequada”.

[pic 1]

Conceitos básicos de sustentabilidade na realidade da Engenharia

“Materiais de baixo impacto ambiental são fundamentalmente os produzidos na própria região e que não são tóxicos”, aponta o professor Miguel Sattler, da UFRGS. Da fundação ao revestimento, há opções menos agressivas ao ambiente.

Nas paredes, tijolos, por exemplo, são mais interessantes do que o cimento para o conforto térmico, por transmitirem menos calor e manterem a temperatura estável.

Na construção sustentável, procura-se usar tecnologias ecológicas para preservar o meio ambiente e poupar os recursos naturais.

O conceito de construção sustentável é baseado em 5 ideias básicas:

1 – Projetos Inteligentes

Projetos de engenharia civil inteligentes aproveitam melhor as características do terreno e também da natureza, tais como iluminação solar natural para poupar o uso de lâmpadas quando a construção ficar pronta.

2 – Redução da Poluição

Uma obra de engenharia civil sempre gera muita poluição. Esta poluição pode ser reduzida drasticamente através do melhor aproveitamento dos materiais (redução de desperdício) e também através do uso de ferramentas e estruturas inteligentes (andaimes de metal reutilizáveis ao invés dos tradicionais andaimes de madeira comuns na construção civil).

Outra maneira interessante de reduzir a poluição é separar as sobras da construção  pedaços de concreto, tijolos quebrados, tocos de madeira, pedaços de ferro, etc.). O que puder ser reaproveitado em outras obras é armazenado, o que puder ser reciclado é enviado para a reciclagem.

3 – Materiais Ecológicos

O uso de materiais ecológicos é outro princípio fundamental da construção sustentável. Plástico reciclado, madeira de reflorestamento, concreto reciclado (concreto aproveitado a partir da demolição de outros edifícios) são várias as opções de materiais que podem ser usados pela Engenharia Civil para aumentar a sustentabilidade de uma construção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (152 Kb)   docx (86.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com