Trabalho Elementos de Máquinas
Por: superleko • 10/1/2017 • Trabalho acadêmico • 4.362 Palavras (18 Páginas) • 695 Visualizações
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
ELEMENTOS DE MÁQUINAS:
POLIAS, CORREIAS PLANAS, CORRENTES E CABOS DE AÇO
Joinville – SC
2013
ELEMENTOS DE MÁQUINAS:
POLIAS, CORREIAS PLANAS, CORRENTES E CABOS DE AÇO
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Produção Mecânica da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, como requisito parcial para a Disciplina de Elementos de Máquinas, Ministrada pelo Professor Msc.
Joinville – SC
2013
SUMÁRIO
1 TEMA DO PROJETO 04
2 JUSTIFICATIVA 04
3 PROBLEMA 04
4 OBJETIVOS 04
5 METODOLOGIA 04
6 DESENVOLVIMENTO 05
CONCLUSÃO 31
REFERÊNCIAS 32
1 TEMA DO PROJETO
O presente trabalho apresenta os elementos de máquinas, denominados elementos de transmissão, enfatizando as polias, correias, corrente e cabos de aço.
2 JUSTIFICATIVA
Os elementos de máquinas são componentes fundamentais de qualquer máquina ou equipamento, sendo essenciais para a transmissão de movimento em qualquer conjunto mecânico.
Desta forma, é fundamental ao engenheiro de Produção Mecânica o conhecimento sobre os elementos de transmissão dentre os quais estão inclusas as polias, correias, corrente e cabos de aço.
3 PROBLEMA
Quais as características das polias, correias, correntes e cabos de aço?
4 OBJETIVOS
Objetivo geral: Estudar as características das polias, correias, correntes e cabos de aço
Objetivos específicos:
a) Estudar sobre as características das polias, correias, correntes e cabos de aço;
b) Verificar os tipos e classificações de polias, correias, correntes e cabos de aço;
c) Abordar o selecionamento, dimensionamento e manutenção de correias.
5 METODOLOGIA
Este trabalho acadêmico foi realizado através de procedimentos metodológicos.
O método é um instrumento do conhecimento que proporciona aos pesquisadores, em qualquer área de sua, formação, orientação geral que facilita planejar uma pesquisa, formular hipóteses, coordenar investigações, realizar experiência e interpretar os resultados (FACHIN, 2002, p.27).
Partindo desse entendimento, o presente trabalho utilizará de pesquisa bibliográfica, pois realiza um levantamento embasado em bibliografias, que segundo Ruiz (2002, p. 50) “tem como objetivo a caracterização inicial do problema, de sua classificação e de sua reta definição”.
6. DESENVOLVIMENTO
6.1 POLIAS
As polias são os elementos de máquinas rígidos que, juntamente com as correias completam este tipo de transmissão. Não necessitam de um dimensionamento especial, sendo sua geometria e dimensões bastante conhecidas e bem descritas nas normas (LINO, 2013)
Serão abordados aqui apenas os tipos principais para correias em V, planas escalonadas, os materiais de fabricação mais comuns e algumas recomendações de utilização e montagem. (LINO, 2013)
Os tipos de polia são determinados pela forma da superfície na qual a correia se assenta. No quadro da próxima página, observe, com atenção, alguns exemplos de polias e, ao lado, a forma como são representadas em desenho técnico. Polia que transmite movimento e força é a polia motora ou condutora. Polia que recebe movimento e força é a polia movida ou conduzida. Os materiais empregados na confecção de uma polia são: ferro fundido, ligas leves, aços e materiais sintéticos.
Conforme Lino (2013), os tipos de polias são:
1. Polia de aro plano;
2. Polia de aro abaulado;
3. Polia escalonada de aro plano;
4. Polia escalonada de aro abaulado;
5. Polia com guia;
6. Polia em "V" simples;
7. Polia em "V" múltipla;
8. Polia para correia dentada;
9. Polia para correia redonda.
Figura 1: Tipos de polias
Fonte: Lino (2013)
6.1.1 Materiais de Fabricação e Geometria
As polias são normalmente fabricadas com materiais ferrosos como ferro fundido ou aço, podendo ser, para grandes diâmetros, de estrutura soldada, que são normalmente utilizadas para diâmetros a partir de 500 mm. Materiais poliméricos, como plásticos, com alto coeficiente de atrito e baixa densidade, também podem ser utilizados. São fabricadas por processo de fundição ou de usinagem. Para pequenos diâmetros (até 300 mm) as polias podem ser sólidas ou com furos para redução
...