Trabalho Modal Aeroviário na Região da Baixada Santista
Por: Bianca Scatalo • 23/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.752 Palavras (12 Páginas) • 525 Visualizações
ADNILSON ALEXANDRE C. MOTOSO
DANIEL LARA CASTRO
FABIO TERRAS SARABI
FERNANDO EIRIS VILARIÑO
LUCIANO DO NASCIMENTO BRAGA
Modal Aeroviário na Região da Baixada Santista
SANTOS
2015
ADNILSON ALEXANDRE C. MOTOSO
DANIEL LARA CASTRO
FABIO TERRAS SARABI
FERNANDO EIRIS VILARIÑO
LUCIANO DO NASCIMENTO BRAGA
Modal Aeroviário na Região da Baixada Santista
Trabalho entregue para avaliação NP2, na disciplina de Técnica e Economia de transportes, ministrada pelo Professor Pedro Maphus do curso de Engenharia Civil, da Universidade Paulista – UNIP.
SANTOS
2015
RESUMO
O transporte aeroviário na região da baixada santista, seria uma maneira de alavancar a economia da região, trazendo investimentos e turistas. Investimentos são anunciados pelo Governo Federal e Estadual, mas está longe de ser concretizado na pratica. A população como sempre arca com as consequências, quando necessário o transporte aéreo tendo que deslocar aos aeroportos da capital. O avanço e pequeno e restrito as empresas privadas.
Palavras-chave: Aeroportos. Transporte aéreo.
ABSTRACT
Air transportation transport in the region of the Santos region, would be a way to leverage the region's economy, bringing investment and tourists. Investments are announced by the Federal and State Government, but is far from being achieved in practice. The population as always bears the consequences where necessary airlift having to move to the airports of the capital. The advancement and small, restricted private companies.
Keywords: Airports. Air transport.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO..................................................................................................5
2. Aeroporto de Itanhaem..................................................................................6
2.1.1. Características ........................................................................................6
2.1.2. Pista .........................................................................................................6
2.1.3. Movimento ...............................................................................................6
2.1.4. Pátio .........................................................................................................7
2.1.5. Auxílios operacionais .............................................................................7
2.1.6. Instalações ..............................................................................................7
2.1.7. Serviços ...................................................................................................7
2.2. Petrobrás .................................................... ...............................................8
2.2.1 Petrobrás inicia a ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto de Itanhaém .....................................................................................9
2.2.2. Movimento de pousos e decolagens – Janeiro a Agosto de 2012. ..10
2.2.3.Investimentos no Aeroporto de Itanhaém impulsionam desenvolvimento econômico .........................................................................10
2.2.4 Empresa Líder vai expandir operações no Aeroporto de Itanhaém. 10
3. Base Aérea de Santos ................................................................................11
3.1.Base Aérea de Santos volta a receber exercícios militares .................12
4. CONCLUSÃO ...............................................................................................16 REFERÊNCIAS ................................................................................................17
1.Introdução
Segundo Ashoford (1991, p.1) argumentam que “o aeroporto é uma parte essencial do Sistema de transporte aéreo, pois ele é o local físico onde ocorre a transferência modal de transporte, do meio aéreo para o meio terrestre”.
Segundo Graham (2011), os aeroportos são um parte essencial para o transporte aéreo. Oferece toda a infraestrutura necessária, para que os passageiros e as cargas sejam transferidos da superfície aos meios de transporte aéreo e para que as companhias aéreas possam decolar e aterrissar. A infraestrutura de um aeroporto consiste em pistas, vias de taxiamento, pátio de manobra, portões, terminais de carga e passageiros e local para troca de transporte em solo.
Segundo Palhares (2006), os aeroportos como terminais tem importante função em termos de atração e geração de turistas.
Para a baixada santista com certeza o modal aeroviário e importante, mesmo operando de forma privada. Todos os governantes falam em investimentos porém pouca coisa sai do papel, promessas que vem e vão para se reelegerem mas o tão sonhado transporte aeroviário desejado pela população da baixada santista e turista que passam suas férias na mesma não funciona. O morador da baixada santista que precisa operar o transporte aéreo tem que se deslocar para a capital, ou seja para o aeroporto de Congonhas ou de Guarulhos.
2. Aeroporto de Itanhaem
O Aeroporto Estadual de Itanhaém Antônio Ribeiro Nogueira Junior está localizado na Avenida José Batista Campos, s/nº, no Oásis.
Aberto para atividades desde 2002, o local conta com uma pista de pouso e decolagem de 1350 metros por 30 metros de largura (superior a do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro por exemplo).O aeroporto e capaz de suportar aviões do modelo Boeing 737 com capacidade para 100 pessoas,o terminal de passageiros conta com espaço empresarial, estacionamento, pátio para aeronaves com 7 mil m²,seis hangares, com espaço para expansão de mais quatro, e vias de taxiamento pavimentada. Ainda está prevista a implantação de postos de Abastecimentos de aeronaves.
...