Trabalho da Disciplina Gestão da Produção de Produtos e Serviços
Por: Adriana Valente • 4/5/2020 • Resenha • 614 Palavras (3 Páginas) • 134 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE OPERAÇÕES, PRODUÇÃO E SERVIÇOS
Resenha Crítica de Caso
Letícia Carvalho Valente
Trabalho da disciplina Gestão da Produção de Produtos e Serviços
Tutor: Prof. Eduardo de Moura
Rio Bonito
2020
COCA-COLA EM 2011: EM BUSCA DE UM NOVO MODELO
Referências: YOFFIE, David B; KIM, Renee. Coca-cola em 2011: Em busca de um novo modelo. Harvard Business School, p. 1-29, 14 de agosto de 2012.
Em Coca-Cola em 2011: Em busca de um novo modelo, caso publicado pela Universidade Harvard no dia 14 de agosto de 2012, conhecemos a história de uma grande empresa e como ela se reinventou para se manter competitiva.
Em 1886 em Atlanta um farmacêutico chamado John Pemberton inventou a Coca-Cola, ele misturou xarope com água gasificada e vendeu a bebida em uma máquina dispensadora de bebida em uma drogaria local. Cinco anos depois a bebida foi vendida para Asa Candler que comercializou o produto e se espalhou pela Gerogia, que vendeu a coca em 1916 para um grupo de investidores ficando sob a direção de Robert Woodruff quatro anos depois. Woodruff transformou a Coca-Cola em uma sensação internacional. Após a saída de Woodruff, em 1981 Roberto Goizueta assumiu o a empresa e em 1982 ele lançou a Coca Diet que em 1983 havia se tornado o refrigerante Diet mais vendido do mundo, e a empresa aumentou a participação de mercado na Europa Ocidental. Em 1997 Goizueta faleceu devido ao câncer de pulmão, e após esse acontecimento a empresa passou por crises até que Muhtar Kent assumisse em 2008. O maior desafio de Kent era descobrir como retomar o crescimento na América do Norte, em meio a queda das bebidas gaseificadas.
As bebidas com menos açúcar e sem gás se popularizaram a partir dos anos de 2000 devido a preferencia dos consumidores por um estilo de vida mais saudável. Em 2005 foi laçada a Coca Zero que disparou nas vendas, e a empresa atingiu varias marcas de bebida como agua de coco, agua mineral, sucos e chás, ainda assim as bebidas não gasificadas demandavam grandes mudanças na linha de produção e engarrafamento. Como a empresa não tinha o controle dos engarrafadores, muitos de seus produtos não chegavam ao mercado na mesma velocidade dos concorrentes.
Kent anunciou em 2010, a compra das operações inteiras da CCE nos EUA, integrando engarrafadoras a empresa com o propósito que melhorar sua distribuição dos produtos. A empresa também decidiu ampliar a produção de bebidas sem gás, com plataformas de produção específicas e manter o controle sobre engarrafadoras, o que garantia a Coca-Cola o todo controle sobre as bebidas sem gás e refrigerantes. Essas medidas mostram que Kent estava no caminho certo, o negócio na América do Norte registrou três semestres consecutivos de crescimento, pela primeira vez em anos.
...